AMINA | CINEMA AFRICANO NA NETFLIX

mulher com uma casa improvisada ao fundo.
Amina em um momento chave da sua vida.

Amina é uma obra biográfica africana que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. Com o enredo baseado em fatos, esse filme nigeriano retrata a vida de Amina, a famosa rainha de Zazzau, um poderoso reino do século XVI que hoje é a cidade de Zaira, que fica na região norte da Nigéria.

A história começa durante a infância da garota, que passa os dias junto com sua irmã brincando no reino governado por seu pai. Em um desses momentos, Amina presencia um festival de lutas na arena, onde Kabarkai, o principal guerreiro do exército de Zazzau vence todo os seus oponentes, geralmente compostos por escravos.

Além de presenciar as batalhas, a jovem também visita um local reservado para o comércio de escravos. É lá que ela conhece Aladi Ameh, uma menina de Igala com quem ela faz amizade e que se tornará uma figura importante em seu futuro, junto com Kabarkai, o maior campeão de Zazzau.

Encantada com a destreza dos guerreiros, Amina resolve fazer um pedido inusitado ao pai. Ela deseja ser treinada como uma verdadeira soldado do exército, o que é inédito no reino. Para sua sorte, Kabarkai está afastado das batalhas devido a um problema no olho e se torna seu professor e tutor nas artes das armas e da guerra.

Amina | A aprendiz de guerreira

Nos anos seguintes, Amina, sua irmã e sua acompanhante passam por um treinamento severo com Kabarkai, que acaba se tornando fiel à princesa herdeira. Além da habilidade com espadas e lutas corpo a corpo, a jovem desenvolve um grande poder de liderança. Enquanto isso, Madaki, o chefe militar do reino, vê o seu futuro ameaçado e começa a preparar uma série de planos para tomar o reino.

Em um primeiro momento, Madaki decide ir pelo caminho tradicional e pede a mão de Amina em casamento, o que é prontamente rejeitado pelo rei. Inconformado, ele tenta convencer Kabarkai a trair as meninas e assassinar as duas filhas do rei. Porém, ele não contava com a lealdade do guerreiro.

Ao perceber que sua vida corre perigo, o campeão de Zazzau abandona o reino e vai se refugiar com Zumbura, sua mãe e temida sacerdotisa, que mora nas remotas cavernas de Tukur Tukur. Quando descobre que seu tutor está foragido, Amina se rebela e parte em seu encontro, sem saber que estará, na verdade, essa reunião mudará para sempre o seu destino.

Amina | A luta pelo trono

Assim que chega às cavernas de Tukur Tukur , Amina é recebida pela sacerdotisa, que lhe revela o seu destino e pede que ela vá a um vilarejo próximo se banhar com sangue. Isso irá garantir que ela tenha proteção e o corpo fechado contra o ataque dos inimigos. Ao mesmo tempo, Madaki assassina o rei e se declara o novo responsável pelo reino de Zazzau.

Ao saber da morte do pai, Amina reúne o seu exército e marcha em direção à capital do reino para recuperar o que é seu de direito. Será que ela conseguirá vencer as tropas comandadas por Mandaki e restabelecer a paz em Zazzau? Para saber o final dessa história, assista a Amina na Netflix.    

ilustração com o rosto de uma mulher africana
Ilustração referente ao legado da Amina, a rainha de Zazzau

Amina | A rainha de Zazzau

O filme Amina fala sobre a famosa rainha africana de mesmo nome que governou o reino de Zazzau durante 34 anos, de 1576 à 1.610. Nascida em 1.533, ela chegou ao poder após a morte do pai e de seu irmão.

Entre os principais méritos atribuídas a Amina estão a expansão territorial do reino, a criação de novas rotas de comércio onde hoje é o norte da Nigéria e introduzir o cultivo de nós de cola. De acordo com a história, ela morreu em um campo de batalha, como uma verdadeira guerreira.

Amina | Assista o trailer do filme

Deixe um comentário