OS SEGREDOS DE MADAME CLAUDE | CINEMA EUROPEU NA NETFLIX

madame claude deitada na cama olhado para notas de dinheiro
Madame Claude fez fama e dinheiro na Paris dos anos 60 e 70.

O filme Os Segredos de Madame Claude é uma produção francesa que está disponível no catálogo da Netflix. Baseado em fatos, o enredo retrata uma parte importante da vida de madame Claude, uma famosa cafetina de luxo que fez fortuna em Paris nas décadas de 60 e 70.

A história começa com a chegada de Sidonie à casa de madame Claude durante a festa de aniversário de uma das meninas. Após uma breve conversa com a garota, a cafetina lhe oferece uma oportunidade de trabalho, porém antes ela precisa passar por um teste com um dos clientes.

Após passar a noite com um cliente de confiança e ser bem avaliada, Sidonie é aprovada para trabalhar na casa da madame. Chegando a ser a primeira opção da cafetina para satisfazer os clientes da elite parisiense.

Com o passar do tempo, uma relação de confiança vai se criando entre as duas, com a jovem se tornando uma espécie de braço direito nos negócios. Inclusive trazendo novas meninas para a casa e participando de reuniões com outros cafetões influentes de Paris.

Além de contar com uma ampla rede de apoio no submundo da prostituição, a cafetina tem laços muito próximos com a polícia. Porém, essa relação que garante a segurança dela e das meninas pode se tornar fatal para o seu lucrativo negócio.

Se os negócios e as relações de madame Claude com o poder vão bem durante o governo do presidente De Gaule, elas começam a ficar perigosas a partir da eleição de Pompidou. A partir de então, ela passa a ter uma relação próxima com o setor de contraespionagem, inclusive colocando suas meninas à serviço do estado.  

A situação que já era delicada, começa a piorar a partir de meados da década de 1790, com a chegada de Giscard d’Estaing ao poder. Uma das principais ações de seu governo foi perseguir e fechar bordéis na França, o que coloca os negócios da madame Claude em risco.

Ao mesmo tempo em que precisa se proteger do assédio do governo, Claude vê Sidonie enfrentar a perseguição e seu pai, um importante diplomata e membro do governo. Ele está disposto a fazer de tudo para levar a filha para casa, nem que isso signifique arruinar o bordel da madame.

O que já era delicado fica ainda pior quando o governo francês decide fechar a casa de Madame Claude e processá-la por sonegação de impostos. Para contornar a situação, a cafetina decide ficar reclusa no interior e deixar as meninas trabalhando em suas próprias residências.

Mas, nem isso parece diminuir a perseguição do governo francês e de seus inimigos. Se vendo sem saída, madame Claude deixa Paris às escondidas em embarca para os Estados Unidos em busca de liberdade.

Para saber se madame Claude vai conseguir escapar da perseguição de seus desafetos, aproveitar a sua fortuna e viver uma vida livre, assista à Os Segredos de Madame Claude, na Netflix.

madame claude sentada e mordendo a haste do óculos.
A verdadeira madame Claude durante uma entrevista

Madame Claude e a prostituição na França

O filme Os Segredos de Madame Claude conta uma parte da vida de Fernande Grudet, uma mulher que nasceu no interior da França em 1923. Após se mudar para Paris no começo da década de 1960, ela assume o codinome de Madame Claude e se torna a principal cafetina do país, tendo Marlon Brando e o ex-presidente Kennedy entre os seus clientes mais famosos.

A principal crise enfrentada por madame Claude foi durante o governo de Giscard d’Estaing. Ele foi presidente da França entre os anos de 1.974 e 1.981 e ficou famoso por sua políticas liberais como a perseguição à prostituição, a legalização do aborto e a redução da idade mínima para voto para 18 anos.

Veja o trailer de Os Segredos de Madame Claude

Deixe um comentário