MUNDOS OPOSTOS | CINEMA EUROPEU NA AMAZON PRIME

homem e mulher sentados em um corredor de supermercado
Sebastian e Maria tentam construir uma relação fora do supermercado.

Mundos Opostos é um filme grego que está disponível no catálogo da Amazon Prime. O enredo, inspirado no mito de Eros e Psiquê, conta três histórias de amor entre gregos e estrangeiros durante a crise da Grécia de 2015.  

A primeira história é entre o casal Dafne e Ferris, ela grega e ele um imigrante ilegal sírio. Durante a noite, voltando para a casa, a jovem é atacada na rua e acaba sendo salva de um estupro por Ferris. Este é o ponto de partida do romance entre eles.

Nos dias seguintes, enquanto tenta sobreviver no país vendendo brinquedos no farol, Ferris não para de pensar na jovem que salvou e em como encontrá-la. Um dia dele dá a sorte de vê-la passar dentro de um ônibus e a segue para devolver o celular que estava em sua posse.

O que era uma casualidade acaba se tornando rotina, com Ferris e Dafne se encontrando todos os dias para passearem por Atenas. É nesse momento que nasce o amor entre os dois, e que terá que enfrentar as barreiras do preconceito contra estrangeiros para sobreviver. Será que eles vão conseguir levar esse romance adiante?

A história seguinte é centrada em Giorgos e Elise. Ele um bem-sucedido contador local e ele uma administradora sueca que está na Grécia para tornar a empresa rentável a empresa em que ele trabalha. Por uma obra do acaso, ambos acabam se encontrando em um bar.

Além de tentar manter o cargo na empresa onde trabalha, em meio à maior crise econômica enfrentada pela Grécia, Giorgos precisa lidar com um sério problema pessoal. Apesar das aparências, o casamento dele está em ruínas e ele não sabe como fazer para dar o próximo passo sem prejudicar o seu filho.

É nesse contexto que ele se envolve com Elise, a mulher responsável por definir o seu futuro e que acaba se tornando sua amante. O grande problema que o casal precisa resolver é: como manter a relação sem que isso prejudique a vida e a carreira de ambos. Será que eles vão conseguir?

A última história e que fecha essa trilogia romântica, é a relação entre Sebastian e Maria. Ela é uma dona de casa tradicional grega e ele um professor de história alemão aposentado que decidiu aproveitar o final da vida na Grécia.

O encontro entre eles acontece em um pequeno supermercado de Atenas, quando Sebastian pede para Maria ajudá-lo com as compras.  A partir de então, a dupla combina de se encontrarem no mesmo dia da semana e no mesmo horário.

Entre as muitas conversas na lanchonete do supermercado, com eles tentando encontrar uma maneira de se comunicarem, um sentimento de afeto começa a surgir. Porém, para Sebastian isso é muito pouco, e ele passa a pressionar Maria para que os encontros aconteçam fora do ambiente em que eles estão acostumados.

Mas para Maria, dar esse passo em busca de uma segunda chance para a felicidade é complicado. Pois, mesmo infeliz com o seu casamento com Antonis, ela reluta em abandonar a família e seguir em o que manda o seu coração. Qual será a decisão que ela vai tomar?

Será que os três casais conseguirão superar os seus medos, preconceitos e as barreiras para conseguirem viver um romance verdadeiro como o mito de Eros e Psiquê? Para saber como termina essa história, assista Mundos Opostos na Amazon Prime.

estátua de eros e psiquê os mitos gregos.
Eros e Psiqu, o mito grego que serve de base para o filme.

Mundos opostos, Eros e a Grécia

As três histórias de amor de Mundo Opostos têm como pilares o mito de Eros e Psiquê, a questão da imigração e a crise econômica que afetou a Grécia em 2015. Evento que acirrou a tensão entre a população local e os estrangeiros, gerando uma onda de preconceitos e perseguição.  

O famoso mito de Eros e Psiquê diz respeito à lenda em que, enciumada com a devoção dos povos à beleza de Psiquê, Afrodite decidiu enviar Eros, o seu filho, ao encontro dela. A missão dele era fazer a bela se apaixonar pelo homem mais feio e vil que existisse. Porém, é justamente Eros quem se apaixona, dando início a todo o mito.

O outro ponto que tem relação com o filme é a crise grega que começou em 2015. O governo grego chegou a pegar 240 bilhões de euros de empréstimo com a União Europeia e o FMI, porém, em 2015 não conseguiu honrar sua dívida. Isso levou a um cenário de austeridade, desemprego, empresas quebradas e o empobrecimento da população grega.

Veja o trailer de Mundos Opostos

Deixe um comentário