FILME EUROPEU NA NETFLIX: JOY (2018)

Joy nas ruas da Austria
Joy precisa sobreviver às ruas austríacas enquanto não consegue sua liberdade.

O filme Joy é uma produção austríaca que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. A trama gira em torno da personagem que dá nome ao filme e conta a sua vida como prostituta clandestina na Áustria, após deixar a Nigéria em busca de uma vida melhor para ela e a família.

A história começa mostrando o processo que as jovens nigerianas precisam passar antes de chegarem à Europa. A jovem Precious participa de um ritual vudu para ter a proteção do padre local, além de se comprometer a pagar a dívida contraída para a viagem, sob pena de punição espiritual.

Após passar por todo o ritual, vemos Precious trabalhando nas ruas escuras de uma pequena cidade do interior da Áustria em companhia de Joy, uma prostituta experiente que está prestes a pagar a sua dívida com a Madame, a cafetina local.

Logo em sua primeira semana de trabalho, Precious arruma problemas, pois não conseguiu atingir a meta de mil euros que a cafetina cobra das meninas como pagamento da dívida Por causa disso ela sofre uma severa punição. Tentando interceder pela novata, Joy acaba se complicando e agora precisará ser a tutora da recém-chegada, inclusive assumindo suas responsabilidades.

Devido a essa nova obrigação, Joy se aproxima da novata e a ensina a se portar na ruas e a se vestir para ter sucesso. Graças aos conselhos e ajuda da veterana, Precious logo faz sucesso e cai nas graças da Madame.

A vida das duas parece caminhar bem, apesar das dificuldades. Porém, tudo começa a mudar quando as obrigações com o mundo exterior aumentam. Precious, por exemplo, vê a cobrança dos familiares cada vez maior para o envio de euros à Nigéria, pois acreditam que ela consegue muito dinheiro com o trabalho, o que a deixa incomodada.

No caso de Joy a situação é muito mais complicada, pois ela precisa enviar uma alta soma de dinheiro para a Nigéria porque seu pai está mal de saúde e necessita passar por cirurgia. Além disso, ela tem que manter a educação e os cuidados da filha, que ela cria em segredo no país.

Para complicar ainda mais a situação, Joy é pressionada por um de seus clientes a largar a prostituição, denunciar a cafetina para o governo e se tornar amante dele, com todos os gastos pagos por ele. Ela reluta em aceitar, pois teme que a quadrilha se vingue de sua família.

Em meio a todos esses problemas, Joy recebe uma proposta tentadora da cafetina. Se ela conseguir entregar Precious para um cafetão italiano em Salzburgo, ela, em troca, fará um abatimento do restante da dívida da prostituta, deixando Joy ainda mais perto da tão desejada liberdade.

Será que Joy vai conseguir cumprir a missão de atravessar o país para entregar Precious ao comprador italiano? Se conseguir, como será a nova vida dela, agora livre da opressão da Madame e sua quadrilha? Para saber como termina essa história, assista Joy na Netflix.

prostitutas nigerianas na rua
Jovens nigerianas se prostituem na Europa em busca de uma vida melhor.

Joy e a prostituição de mulheres africanas na Europa

O pano de fundo de Joy é a questão do tráfico de meninas africanas, no caso na Nigéria, que são convencidas a viajarem para a Europa em busca de um condição melhor de vida para elas e para as famílias, que contam com os euros enviados por elas para terem uma situação de vida melhor.

A porta de entrada costuma ser a costa italiana, vindo em embarcações clandestinas e pouco seguras. Em 2016, de acordo com a OIM (Organização Internacional para as Migrações), estimou que quase 40 mil jovens nigerianas chegaram à Europa, para buscarem uma situação de vida melhor. Muitas vezes por meio da exploração sexual do qual são vítimas.

 

Veja ao trailer de Joy (2018)

 

Não perca nenhum post! Siga o blog ou curta a página do Tela Botequim

 

Deixe um comentário