FILME AFRICANO NA NETFLIX: 1 DE OUTUBRO

Afonjá e e Waziri na delegacia
O veterano inspetor Waziri (esq) e o sargento Afonjá tentam encontrar o assassino serial na Nigéria

O filme 1º de Outubro é uma produção africana que está disponível na Netflix. O enredo gira em torno do personagem do inspetor Danladi Waziri e a sua missão de resolver um caso de assassinato em série em um tribo iorubá, às vésperas da Independência da Nigéria.

A história começa com Waziri chegando à casa do general Winterbottom no dia das comemorações do dia da independência nigeriana para entregar o relatório sobre o caso dos assassinatos em terras iorubás. A partir daí, o filme é mostrado em retrospectiva com ações acontecendo no mês anterior à independência.

Três semanas antes deste encontro, o inspector Waziri é enviado para a cidade de Akote, para solucionar o caso de duas jovens encontradas mortas em uma fazenda local vítimas de estupro, pois o mandato britânico quer evitar uma crise entre as tribos locais nos momentos finais de seu governo.

O inspetor chega à cidade no início de setembro, sendo recebido pelo sargento Sunday Afonjá, responsável pela força policial local e seu intérprete na região. Junto com o inspetor, chega retorna à cidade o príncipe Aderopo, o primeiro da tribo a concluir o estudo superior, sendo uma liderança local.

Em seu segundo dia no vilarejo, uma terceira mulher parece morta, desta vez da etnia ibo, rivais dos iorubás. O novo crime faz Waziri procurar alguma pista sobre a identidade do assassino em toda a aldeia, porém a falta de estrutura, treinamento da polícia e a crença local dificultam o seu trabalho.

Com o passar dos dias, Waziri reúne uma força tarefa com policiais de outras regiões para fazer investigações mais intensas, pois Baba Ifá, líder espiritual do vilarejo afirma, segundos os orixás, que haverá mais crimes enquanto o assassino estiver à solta.

Investigando a morte da jovem igbo, o inspetor consegue traçar um paralelo em comum entre a vítimas: todas são jovens e virgens. Durante suas diligências ele encontra o seu primeiro suspeito, o guarda real Sumonu, namorado da terceira jovem assassinada.

Com o jovem guarda preso na delegacia local, alguns dias de paz tomam conta do vilarejo, pois não há novos casos de assassinato. Mesmo assim, Waziri está convencido que o serial killer continua solto na região, porém ele não faz ideia de como encontrá-lo.

Às vésperas da celebração da independência da Nigéria, outra jovem ibo desaparece misteriosamente em um bosque local. Apesar de ser avisada do sumiço da jovem, a polícia não consegue evitar o assassinato, porém é a primeira vez que chegam perto de prender o assassino e conseguem pistas cruciais para desvendar os crimes.

Com as novas evidências, Waziri manda soltar Sumonu, que se mostrou inocente. Agora com um novo suspeito de cometer os crimes, o investigador precisa encontrar um plano para pegar o criminoso em flagrante para que ele possa solucionar o caso e trazer paz para a aldeia iorubá.

Será que Waziri vai conseguir solucionar esse caso? Para saber o final dessa história, assista ao ótimo 1 de Outubro, disponível na Netflix.

Tafawa Balewa
Tafawa Balewa o primeiro presidente civil da Nigéria.

1 de outubro e a independência da Nigéria

O pano de fundo de 1 de outubro são as tensões locais que antecedem a independência da Nigéria durante meados do ano de 1960. Os territórios norte e sul da Nigéria se tornaram colônias britânicas desde a segunda metade do século XIX, sendo unificados em um único país em 1914.

A partir do final de Segunda Guerra os britânicos, para enfrentar o crescente sentimento de nacionalismo nigeriano, foram criando condições para que o país se tornasse independente. O processo só foi completo em 1960, tendo a data de 1º de outubro como dia oficial da independência do país. Que abandonou a bandeira britânica e assumiu as cores verde e branca que conhecemos até hoje.

Seu primeiro presidente civil foi Tafawa Balewa, que governou até 1966, quando foi deposto por um dos sucessivos golpes militares que assolaram a Nigéria.

Veja o trailer de 1 de Outubro

 

Não perca nenhum post! Assine o blog ou curta a página do Tela Botequim

 

Deixe um comentário