CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: BEYNELMIEL

Abuzer e a banda oficial do exército turco
Abuzer à frente de sua banda, que virou orquestra oficial do exército em Adiyaman.

Beynelmiel é um filme que mistura comédia e drama para falar sobre a ditadura militar na Turquia no começo da década de 80. A história se passa na cidade de Adiyaman e foca na situação de um grupo de músicos de casamentos e sua relação com os militares do regime.

A relação entre eles começa quando dois integrantes do grupo são presos após tentarem levar à região dois músicos de forma clandestina, dentro de um caminhão de mudanças. Percebendo que eles são inofensivos e não fazem parte de nenhum grupo comunista anti-ditadura, os militares então decidem obriga-los a formar a orquestra oficial do exército na região como forma de pagarem por seu crime: serem músicos.

Um dos primeiros compromissos da nova orquestra militar é ensaiar o hino turco para a recepção que o quartel Adiyaman fará ao conselho militar que detém o poder no país. Em meio aos ensaios, Abuzer, o líder do grupo precisa lidar com um sério problema em sua casa. Gülendam, sua única filha, começa a se interessar pelos conceitos comunistas ao entrar em contato com Haydar, um músico revolucionário que planeja um protesto durante a recepção feita aos militares.

Ainda sem saber das pretensões comunistas da filha, Abuzer a encontra escutando uma música que ele não conhece. Para se proteger, a filha diz que é uma música internacional que fala sobre a beleza da primavera, dos pássaros e das crianças, mas na verdade, essa música é o hino da Internacional Comunista, proibida pelo regime.

Encantado pela melodia que a filha ouvia, o líder do grupo de músicos decide prepará-la como uma canção extra, em homenagem aos militares, sem saber o perigo que ele e os amigos corriam. Nesse mesmo momento Gülendam e seu pretensioso namorado Haydar bolam planos para protestarem contra o regime, sem nem fazerem ideia que o maior protesto possível já está em curso sem a ação deles.

Beynelmiel é um filme bem mediano, que pela temática podia ser melhor construído. Porém, é legal acompanhar a saga de Abuzer e seu grupo em busca de um reconhecimento profissional e uma condição de vida melhor proposta pelos militares. Resta saber se o grupo de músicos irá mesmo tocar a Internacional Comunista na frente dos militares e quais são as consequências deste ato.

Kenan Evren o líder do golpe turco
Kenan Evren chefe do Estado Maior e responsável pelo golpe turco em 1980.

[ A TURQUIA E OS MILITARES]

Golpe militar turco: Em meio à Guerra Fria e a tensão entre a direita e a esquerda, a Turquia viu acontecer um golpe militar em dezembro de 1980 e que durou aproximadamente três anos, quando a democracia foi reestabelecida no país. O golpe culminou com a instauração de um Conselho Militar foi comandado por Kenan Evren, chefe do Estado Maior da época. Recentemente os militares envolvidos no golpe foram à julgamento por seus atos.

A história da Turquia: O filme fazer um recorte temporal da conflituosa história turca. A formação atual do país é um resquício do que foi o Império Turco-Otomano, que vigorou de 1326 até o final da Primeira Guerra Mundial, quando seu território tomou formato próximo ao atual. Antes do golpe militar retratado no filme, a Turquia passou por outras duas tentativas de golpe entra a década de 60 e 70.

Para ver mais dicas e resenhas, acesse a página no face do Tela Botequim.

Veja o trailer do filme

Deixe um comentário