BELFAST | CINEMA EUROPEU NA AMAZON PRIME

Buddy com espada e escudo brincando com os amigos em Belfast
Buddy brincando com os amigos em Belfast

Belfast é uma produção britânica que recebeu sete indicações ao Oscar em 2022 e está disponível no catálogo da Amazon Prime. O enredo fala do amadurecimento precoce de Buddy, um menino de 9 anos, que vê a vida da sua família mudar em virtude dos conflitos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte.

A história começa no final da década de 1960, com Buddy brincando com seus amigos na rua do bairro em que mora. No momento em que sua mãe o chama para o café, um intenso conflito começa. Jovens protestantes passam a atacar as casas dos católicos para forçá-los a se mudar.  

Ao ficar sabendo do ocorrido, Pa, o pai de Buddy retorna às pressas da Inglaterra, onde trabalha, para ficar ao lado da família. Ao chegar, percebe o clima de guerra que se instala no bairro, com direito à instalação de barricadas e a criação de grupos católicos armados.

Nos poucos dias em que permanece com a família, o pai de Buddy é constantemente assediado pela liderança dos protestantes. Eles desejam que ele se junte à luta armada ou contribua com o financiamento da guerra. Entretanto, Pa acredita na convivência pacífica e decide não aderir ao movimento.

Nos dias seguintes ao conflito, a tensão entre os grupos aumenta. Inconformado com a resistência de Pa, o líder dos protestantes assedia os filhos do carpinteiro para fazê-lo mudar de ideia. Nos períodos em que o pai está longe, Will, o filho mais velho, é recrutado para trabalhar como garoto de recados. 

Nem mesmo Buddy consegue ficar à parte do conflito. Aos poucos, sua prima tenta convencê-lo a praticar pequenos furtos e a participar dos ataques. Ao perceber a gravidade da situação, Pa passa a cogitar se mudar definitivamente com a família para a Inglaterra.

O grande problema é convencer a sua família que esta é a decisão correta. A mãe de Buddy não quer abandonar a cidade em que viveu toda a sua vida e ficar longe dos amigos e familiares. Além é claro, do medo do desconhecido e do possível preconceito dos ingleses com os estrangeiros.

Buddy, por sua vez, tem dois motivos para não querer deixar Belfast, apesar da ideia tentadora de ter um quarto só para si. O jovem não quer ficar longe de Catherine, uma colega de classe por quem está apaixonado, e de seus avós, que cuidam da família na ausência do pai.

Imagem do Domingo Sangrento da Irlanda
O Domingo Sangrento foi um dos eventos mais conhecidos do guerra entre católicos e protestante

Durante uma visita à família, o pai de Buddy comunica que recebeu uma oferta fixa de trabalho em Londres e que precisa responder se aceita ou não. A pressão por uma decisão cria um clima de tensão na família. Já que apenas o carpinteiro está decidido a deixar Belfast e recomeçar a vida em um lugar mais seguro.

Entretanto, uma quase tragédia faz com que a mãe de Buddy comece a reconsiderar a mudança. Em meio a um novo ataque dos protestantes, Buddy é arrastado pela prima para saquear uma loja. Ao saber do ocorrido, ela acompanha os jovens até o estabelecimento para que eles devolvam os itens roubados.   

Assim que chega ao local, a mãe de Buddy se vê presa no meio do conflito entre católicos e protestantes, inclusive colocando a vida de seus filhos em risco. O medo de que essa cena se repita, faz com que ela aceite se mudar para Londres, apesar de todas as ressalvas. 

Agora, a missão da família é convencer o pequeno Buddy a aceitar a mudança e abrir mão, mesmo que temporariamente, do seu amor de infância. Para saber se eles vão, finalmente, se mudar para Londres, assista a Belfast na Amazon Prime.

O pano de fundo de Belfast é a guerra civil entre católicos e protestantes que tomou conta da Irlanda no Norte, no final da década de 1960. Na época, a minoria católica do país se viu em desvantagem no parlamento e iniciou uma série de protestos para alertar a sociedade para os problemas que vivia.

A escalada da violência começou em outubro de 1968, após uma manifestação ocorrida no bairro de Derry. O movimento sofreu forte repressão policial e ataques sangrentos realizados por uma milícia protestante criada por Ian Paisley.

Um dos fatos marcantes desse conflito foi o Domingo Sangrento, que se tornou tema de música. Em 1972, mais de 20 mil soldados britânicos ocuparam Belfast e assassinaram 13 pessoas que se manifestavam pacificamente.

Deixe um comentário