HERANÇA ROUBADA | CINEMA EUROPEU NA NETFLIX

mulher com uma arma na mão andando no gelo
Elsa em direção ao homem que matou sua rena

Herança Roubada é um drama sueco que estreou recentemente no catálogo da Netflix. O enredo retrata, sob a ótica da jovem Elsa, a luta do povo Sâmi pela preservação de sua cultura, terra e identidade.

A história começa na infância de Elsa, momento em que, tradicionalmente, as crianças ganham uma rena de presente. A partir desse momento, ela será responsável por cuidar do animal até a vida adulta. Porém essa relação é abreviada quando um caçador misterioso ataca o rebanho da família da menina, matando o seu animal de estimação. 

Nessa mesma hora, seu pai e um amigo chegam ao local. Ao perceber o que aconteceu, Nils-Johan corre para acudir a filha e levá-la para casa.  Na manhã seguinte, os dois se dirigem à delegacia de polícia local para denunciar o ocorrido.  

Entretanto, os policiais demonstraram má vontade em apurar o caso. E a situação fica pior, uma vez que, abalada pelo ocorrido, Elsa não consegue fazer uma descrição do assassino. Ao retornar para casa, a jovem passa a alimentar o desejo de vingança e jura fazer justiça.

Agora, a história avança 10 anos. Já adulta, Elsa e seu irmão Mattias, estão seguindo os passos do pai pastoreando o rebanho de renas. Ao mesmo tempo, a tribo Sâmi se vê em uma disputa com a população local para conseguir preservar sua terra, seus costumes e seu futuro. 

Por um lado, preocupada com a escassez de emprego, a população urbana da Lapônia deseja aprovar a construção de uma mina em terras indígenas. Mas, a localização da mina coloca em risco o futuro dos Sâmis, que vivem do pastoreio e comércio de renas, que não terão o que comer caso o empreendimento se concretize.

Em meio à tensão entre os povos, Elsa vê a matança contínua do seu rebanho. Praticamente todos os dias ela encontra animais mortos pela pastagem. Inconformada com a negligência da polícia, a jovem decide se manifestar na reunião de moradores e nos meios de comunicação locais, o que deixa os nervos de todos à flor da pele.

Percebendo que não consegue ajudar na preservação de seu povo e, inclusive, sendo atacada por eles próprios, Elsa começa a repensar o futuro. Seu sonho sempre foi seguir os negócios da família, porém agora, ela cogita abandonar o vilarejo e iniciar a faculdade, na esperança de conseguir um futuro melhor.

Os Sâmis são povos indígenas originários da Lapônia

Ainda tentando decidir o que fazer a respeito da vida, Elsa se une a Mattias em uma missão: conseguir provas sobre a identidade do assassino de renas. A grande questão é que o suspeito é um homem violento, o que pode colocar a vida dos irmãos em risco.

Mesmo assim, Elsa começa a pastorear as henas mais de perto, sempre preocupada com a presença do caçador. Após ser ameaçada de morte por ele, a jovem Sâmi toma uma atitude drástica. Ela invade o celeiro do suspeito em busca de provas que confirmem que ele é o responsável pela matança das renas nos últimos 20 anos. 

Em um primeiro momento, ela consegue invadir o celeiro e fotografar o local onde o suspeito armazena carnes de renas para comercializar. Enquanto está fazendo o registro das provas, Elsa percebe a chegada do caçador e começa a fugir pela floresta de gelo. 

Sabendo que o seu segredo corre risco, o assassino passa a perseguir Elsa. Será que a jovem conseguirá fugir e, finalmente, fazer a justiça que espera desde a infância? Para saber o final da história, assista a Herança Roubada na Netflix.

O enredo de Herança Roubada aborda a questão da preservação da cultura e história dos povos originários. Os Sâmi são considerados a maior população indígena da Europa, 100 mil pessoas, distribuídas nos países nórdicos e na Rússia.

De maneira geral, eles vivem em pequenas comunidades da Lapônia e sobrevivem a partir da criação de renas. Porém, com o avanço da mineração no interior da Suécia, esse povo está cada vez mais ameaçado de extinção ou são forçados a migrar para outras regiões. 

Deixe um comentário