CAROS CAMARADAS | CINEMA EUROPEU NA AMAZON PRIME

Lyudmila olhando pela janela
Lyudmila acompanhando os protestos pela janela da sede do Comitê do Partido

Caros Camaradas – Trabalhadores em luta, é uma produção russa que está disponível no catálogo da Amazon Prime. O enredo, baseado em fatos, retrata o massacre de trabalhadores em Novocherkassk, ocorrido em meados de 1962.

A história começa em uma manhã comum na vida de Lyudmila. Após uma noite na casa de seu amante, a funcionária do Comitê do Partido Comunista, passa na mercearia para pegar a sua cota mensal de alimentos e retorna para a casa.

Depois de deixar o alimento em casa, Lyuda se dirige para o trabalho. Durante a leitura dos relatórios sobre a questão econômica da cidade, eles são surpreendidos com a notícia de uma greve. Trabalhadores de uma fábrica de trens decidiram paralisar suas atividades e organizar uma manifestação em busca de melhores condições de trabalho.

Sem saber o que fazer com os manifestantes, Viktor, chefe do departamento, decide ir para o interior da fábrica entender o que está acontecendo. Além dele e seu grupo, Alexander Basov, 1º Secretário do partido, se dirige para a fábrica. O objetivo é acalmar os manifestantes e conter a situação.   

Assim que chegam à fábrica de trens, os representantes do governo descobrem que o motivo da greve foi o corte de salários dos trabalhadores. Sem conseguir conter a revolta, eles decidem se esconderem no prédio até que os militares apareçam para resgatá-los.

Após saírem da fábrica, membros do governo se reúnem para encontrar uma maneira de conter os grevistas e evitar que as manifestações chegassem à cidade. Em um primeiro momento, a ideia de fechar as estradas que dão acesso a Novocherkassk e capturar possíveis agitadores.

Além de ter que lidar com um intenso conflito na cidade, Lyuda precisa lidar com o conflito dentro de sua casa. Pois, sua filha Svetka, está entre os trabalhadores grevistas e confronta a lealdade da mãe ao Partido Comunista, mesmo com a piora da situação econômica do país.

No dia seguinte ao protesto, os grevistas se reúnem e vão em direção ao Comitê do Partido na cidade em busca de resposta. Ao chegarem lá, algumas lideranças decidem tomar as dependências do prédio. Em virtude disso, os militares começam a disparar em direção aos manifestantes, ferindo e matando algumas pessoas.

Arcos do triunfo de Novocherkassk
Novocherkassk foi cenário de um massacre acontecido em 1962.

Ao ouvir os disparos, Lyuda corre em direção aos grevistas à procura de sua filha Lyuda. Sem sucesso, ela passa o restante do dia visitando hospitais e funerárias em busca de informações. Entretanto, ela não consegue saber nada, pois os funcionários das instituições assinaram um termo de confidencialidade e não podem mencionar nada sobre o massacre.

Ainda no mesmo dia, Lyudmila recebe a visita de um alto oficial da KGB. Ele está em busca de possíveis manifestantes vivos, entre eles Svetka. Sem conseguir informações, o oficial fica com o passaporte da jovem e íntima Lyuda ao Comitê para que ela também assine um termo de confidencialidade.

Assim que chega para a assinatura do termo, Lyuda reencontra o oficial da KGB que esteve em sua casa na noite anterior. Ele a aborda e diz que poderia ajudá-la a encontrar o paradeiro de Svetka. Para saber se Lyudmila irá encontrar a sua filha com vida, assista a Caros Camaradas – Trabalhadores em luta na Amazon Prime.

O enredo de Caros Camaradas – Trabalhadores em luta é baseado em um evento conhecido como “A Revolta de Novocherkassk”, ocorrido em junho de 1962. No primeiro dia do mês, trabalhadores da Fábrica de Construção de Locomotivas Elétricas da cidade decidiram entrar em greve contra o corte de salários e o aumento dos preços dos alimentos.

No dia seguinte, durante o protesto diante da sede do Comitê do Partido, cerca de 26 trabalhadores foram mortos e outros foram enviados para prisão. A história só veio a público em 1992, após a dissolução da então União Soviética.  

Deixe um comentário