YO NENA, YO PRINCESA | CINEMA LATINO NA STAR +

Gabriela e Luana olhando pelo espelho
Gabriela e Luana lutam para que ela seja reconhecida como uma menina transgênero

Yo nena, yo princesa é um drama argentino que está disponível no catálogo da Star Plus. O enredo, baseado em fatos, fala sobre a trajetória de Gabriela e Luana, mãe e filha. As duas  lutam para que a menina seja reconhecida como mulher transgênero, além de ser aceita pela sociedade e pela família, carregados de preconceitos.  

A história começa com Gabriela e seu marido Guillermo sendo acordados no meio da noite pelo choro de um de seus filhos, o que gera uma crise entre o casal. No dia seguinte, eles levam Laura, ainda conhecida como Manú, ao hospital em busca de uma resposta para as crises de asma da criança.

Durante a consulta, o casal revela ao médico um evento ocorrido poucos meses antes, que pode ter sido o estopim para as crises. Em sua festa de 2 anos, Manú diz para a mãe que não era menino, mas sim uma menina, uma princesa. O que o faz ser visto como diferente por toda a família.

Sem saber como resolver essa situação, e vendo Manú se portar cada vez mais como uma menina, Gabriela e Guillermo decidem procurar uma psicóloga. A médica diz que Manu possui um comportamento indesejado e que ele precisa ser reprimido com rigor por seus pais, que passam a ter a obrigação de fazê-lo se entender como homem.

Nos meses seguintes, a estratégia de reprimir os hábitos femininos de Manuel dão errado, pois ele se torna cada vez mais arredio. Ao mesmo tempo, a metodologia traz um grande desgaste ao casamento de Gabriela que, ao ver o filho sofrendo e infeliz, passa a questionar o tratamento, para desgosto de Guillermo.

A cabeça de Gabriela começa a mudar a partir do momento em que ela assiste um documentário britânico sobre crianças transgêneros. Agora ela passa a entender o que acontece com seu filho, porém ainda sem saber como agir. Para sua sorte, uma amiga lhe indica uma psicóloga especializada no assunto.

Logo na primeira consulta, a Dra. Valéria pede que Guillermo e Gabriela deixem Manú livre para se expressar, que não há a necessidade de reprimir seus hábitos. Inconformado com a transgeneridade do filho e preocupado com o que os amigos vão dizer, o pai decide abandonar a família para sempre.

Luana e Ganriela em frente a uma loja
Luana e Gabriela nos dias de hoje

Agora, sozinha na luta pelo bem-estar e a felicidade do filho, Gabriela conta com a ajuda e suporte de Valéria. Que, além de trabalhar no psicológico de Manú, indica os caminhos que a mãe deve seguir para conquistar os direitos da menina.

Esta nova fase é marcada por uma série de obstáculos, sendo o primeiro deles a não aceitação da matrícula de Manu na escola para o ano seguinte. Entretanto, com a indicação da psicóloga, Gabriela consegue uma escola pública que aceite receber Laura e seu irmão, Elias.

Com isso resolvido, vem a parte burocrática que afeta diretamente a vida de Laura, o reconhecimento de seu gênero e a emissão de um novo RG. O que parecia ser uma tarefa simples, inclusive com a participação de Guillermo, se torna uma verdadeira batalha, pois o governo não aceita emitir o documento devido a idade de Laura.

Decidida a ir até o fim pela felicidade da sua filha, Gabriela recorre à presidente argentina da época para conseguir o documento que diz que sua filha realmente existe. Para saber se Laura e sua mãe terão sucesso na luta contra o preconceito, assista a Yo nena, yo princesa na Star Plus.

A história de Yo nena, yo princesa é baseada na história de Luana Mansilla, hoje com 15 anos, e sua mãe Gabriela. O enredo conta a trajetória da menina que nasceu como homem em 2007 e teve sua transgeneridade reconhecida em 2013, após superar uma série de obstáculos. O que a tornou a transgênero mais jovem da Argentina.

Deixe um comentário