CHEVALIER | CINEMA HOLLYWOOD NA STAR +

Chevalier com violino na mão
Chevalier regendo a própria orquestra

Chevalier: A Verdadeira História Nunca Contada é uma produção norte-americana que chegou recentemente ao catálogo da Star Plus. Baseado em fatos, o enredo conta a vida de Joseph Bologne, o Chevalier de Saint-George, famoso violinista e esgrimista que viveu na França poucos anos antes da Revolução.

A história começa com a chegada de Joseph, ainda na infância, ao internato Tessier de La Boëssière’s, que ensinava equitação, esgrima e música aos jovens. Recém-chegado do Guadalupe, onde era filho de um relacionamento extraconjugal entre seu pai, um senhor de escravos, e sua mãe, ele precisa se adaptar à nova realidade.

Os primeiros anos de Joseph em Paris não são nada fáceis, pois o jovem é frequentemente vítima de racismo e precisa a todo o momento provar o seu valor. A situação começa a mudar quando ele vence uma luta contra o campeão nacional de esgrima e recebe um título de nobreza, se tornando o Chevalier de Saint-George.

CHEVALIER | Prestígio com a nobreza

Não é apenas o título de nobre que faz com que Chevalier ganhe prestígio com a nobreza francesa, inclusive com a rainha Maria Antonieta. Não raro é ver Joseph participando de apresentações privadas e passeando nos eventos que reúnem a mais alta classe política e econômica da época.

Em meio à fama, Joseph coloca todo o seu prestígio em risco quando decide dar um salto na carreira e se candidatar ao cargo de regente da Ópera de Paris. Sem saber qual decisão tomar e, para não desagradar seus pares, Maria lança um desafio. Chevalier e Christoph Gluck, regente de Mozart, terão que apresentar uma peça. O melhor ficará com o cargo.

Decidido a mostrar o seu valor perante toda a sociedade, o violinista de Guadalupe prepara uma peça ousada e conta com Marie-Josephine para ser a cantora. O grande problema é que ela é casada com o Marquês De Montalembert, um nacionalista líder do exército, que não está nem um pouco com a ideia da esposa seus dons em um palco.

Para a sorte da dupla, o Marquês estará em viagem ao exterior e eles poderão ensaiar e se apresentar em paz. Entretanto, durante os ensaios para a peça, nasce um amor proibido entre Joseph e Marie-Josephine, que poderá colocar a vida de ambos em risco, principalmente do violinista, que é visto como inimigo por parte da nobreza francesa.

CHEVALIER | vítima do racismo

cena da luta na bastilha durante a Revolução Francesa
Chevalier se passa durante o inicio da Revolução Francesa

Apesar de surpreender o comitê avaliador da Ópera de Paris, Chevalier perde o cargo de regente devido ao racismo da sociedade. Uma das principais cantoras de época envia uma carta ao comitê e se nega a ser dirigida por um regente negro e que, segundo ela, não é um francês puro por ter nascido em uma das colônias francesas do século XVIII.

Inconformado com a situação, Joseph decide apelar à sua amiga Maria Antonieta. Em situação desconfortável com as revoltas acontecendo em Paris, ela diz que não pode afrontar a nobreza e indicar o amigo para o cargo de regente. Sem atingir o seu objetivo, Chevalier vai à um salão e confronta toda a nobreza, o que torna a sua situação ainda pior.

Nos meses seguintes, o violinista vive recluso em sua casa, onde sofre pela ausência de Marie-Josephine, seu grande amor, e pela falta dos concertos privados. Tudo começa a mudar quando ele descobre que Marie está grávida de seu filho.

Incentivado pela mãe, Chevalier se une à população revoltada e passa a atacar da maneira que pode a monarquia francesa em busca de um mundo mais justo. Para saber o que acontecerá com Joseph e Marie-Josephine, assista à Chevalier: A Verdadeira História Nunca Contada na Star Plus.

CHEVALIER | e a Revolução Francesa

O filme fala sobre a vida de Joseph Bologne, o Chevalier de Saint-George que, após a Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão Bonaparte, teve sua obra toda apagada. Apenas muitas décadas depois ele teve sua obra e vida revisitadas e foi reconhecido como virtuoso violinista que era.

A história do se passa no final do século XVIII. Uma burguesia incomodada com os privilégios da nobreza decidiu que era a hora de tomar para si o poder. Após 10 anos de lutas, finalmente em 1799, eles conseguiram depor a rainha Maria Antonieta e inaugurar o que ficou conhecido como a Primeira República Francesa.

CHEVALIER | Confira o trailer

Deixe um comentário