DISQUE JANE | CINEMA HOLLYWOOD NA AMAZON

Joy em pé ligando para Disque Jane
Joy entrando em contato com o Disque Jane

Disque Jane é uma produção norte-americana ambientada na década de 60, que está disponível no catálogo da Amazon Prime. O enredo conta a história de Joy, uma simples dona de casa que, após precisar de ajuda, passa a fazer parte que um grupo clandestino de mulheres que oferecia aborto seguro.

Tudo começa em 1968 na cidade de Chicago. Joy é uma mulher de classe média casada com Will, um bem-sucedido advogado que acaba de se tornar sócio do escritório onde trabalha. Um dia, em casa fazendo a janta, ela sofre um mal súbito e é levada para o hospital. Chegando lá, ela tem uma notícia terrível.

O médico Dr. Falk, afirma que ela tem cardiopatia gestacional, uma doença rara em   mulheres que estão nos primeiros três meses de gestação. Ainda de acordo com ele, a única solução para que ela volte a ficar saudável é interromper a gravidez. Entretanto, o conselho médico do hospital se nega a realizar o procedimento.

DISQUE JANE | Ligando para Jane

Desesperada para encontrar uma solução, Joy e o marido decidem seguir a orientação do médico e procurar dois psicólogos. Caso eles atestem que ela corre o risco de se suicidar, o hospital terá que aceitar fazer a interrupção da gestação. Percebendo o problema de sua paciente, um dos psicólogos indica um local que faz aborto clandestino.

Sem esperar uma solução por vias legais, Joy decide procurar o médico que faz o abortamento. Ao chegar ao local, ela tem uma má impressão e desiste. Mas, no caminho para casa, ela encontra um anúncio do “Disque Jane”, um grupo de apoio a mulheres grávidas e entra em contato pelo telefone.

Após combinar os trâmites, Joy é levada pelo grupo ao consultório do Dr. Dean, o responsável por fazer o abortamento seguro das mulheres que procuram o grupo. Assim que volta para casa, ela conta para a família que teve um aborto espontâneo e volta à sua rotina como se nada tivesse acontecido.

Porém, na manhã seguinte, Virginia, líder do grupo “Disque Jane” entra em contato com Joy para que ela ajude uma das moças que entrou em contato com o grupo. Mesmo receosa, a dona de casa aceita colaborar e leva a moça para o Dr. Dean e depois para a sede secreta do grupo, onde reencontra as mulheres que a ajudaram no dia anterior.

DISQUE JANE | Se tornando uma Jane

cinco mulheres posando para foto
Integrantes do Jane Collective – Disque Jane

A ajuda no transporte de umas moças para a realização do abortamento foi apenas a porta de entrada de Joy para o grupo. Aos poucos, ela vai se envolvendo cada vez mais com Virgínia e a organização da rotina do grupo,mesmo que para isso acabe colocando a família e o casamento em risco.

De tão imersa nas atividades clandestinas do grupo, Joy aprendeu as técnicas que Dr. Dean usa nos abortamentos. A partir de então, a dona de casa se oferece para realizar a interrupção da gravidez de mulheres que, em situação precária, não têm capacidade de pagar os 600 dólares necessários para o procedimento.

Tudo ocorre normalmente até que uma das mulheres que tem o atendimento recusado, decide denunciar o pelo Disque Jane. A acusação e as complicações legais da realização de aborto clandestino deixam Joy em dúvida sobre seguir com o grupo ou não. Para saber a decisão de Joy e o futuro de sua família, assista a Disque Jane na Amazon Prime.

DISQUE JANE | A história real

Disque Jane é um filme que conta a história de um grupo chamado Jane Collective, que esteve ativo em Chicago durante o final da década de 60 e começo dos anos 70. Nessa época, o abortamento era considerado uma prática ilegal, levando que participasse do procedimento à prisão.

A prática só foi legalizada em 1973, com o veredicto da Suprema Corte do caso “Roe x Wade‘. Em 1969, uma jovem chamada de Norma McCorvey, uma jovem mãe de três filhos entrou com um processo para conseguir o abortamento da gravidez devido a um estupro. Em 1973, o seu caso teve o veredito positivo e abriu caminho para o aborto legal nos Estados Unidos.  

DISQUE JANE | Confira o trailer

Deixe um comentário