MERGULHO | CINEMA LATINO NA AMAZON PRIME

Marial se preparando para relizar um mergulho.

Mergulho é uma produção mexicana que está no catálogo da Amazon Prime. O enredo, baseado em fatos, retrata um escândalo ocorrido na equipe de natação mexicana às vésperas dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

A história começa poucos meses antes dos jogos e tem como protagonista Mariel Saenz, uma saltadora de plataforma veterana que busca a redenção em sua última competição. Durante a preparação para a eliminatória de classificação para as olimpíadas, a jovem perde a sua parceira de salto após um grave acidente.

Para garantir a presença da equipe no evento, o treinador Braulio decide convocar para o posto a novata e prodígio Nadia, de apenas 14 anos. Em um primeiro momento, Mariel se sente incomodada com a presença da menina, pois acredita que não terá mais a chance de encerrar a carreira com uma medalha.

Enquanto precisa lidar com as novidades dentro da equipe e a pressão para ser a melhor atleta, Mariel abusa da sorte fora das piscinas. Quando não está treinando, ela busca parceiros sexuais casuais sem proteção, o que acaba colocando em risco não só a sua saúde, como também o desempenho como atleta.

MERGULHO | Abuso sexual na equipe

O clima que já anda tenso entre Mariel e Braulio devido às atitudes da atleta, fica ainda pior quando uma acusação de abuso sexual vem à tona. A mãe de Nadia relata ao Comitê Olímpico mexicano que a sua filha vem sofrendo abusos sexuais frequentes de seu treinador.

Assim que a história se espalha na mídia, Braulio é afastado de suas funções e o time passa a ser treinado por seu assistente. Com medo de ver sua carreira e reputação serem jogadas no lixo, o treinador faz um pedido à Mariel. Ele pergunta se a veterana pode conversar com a mãe de Nadia para convencê-la de que a história é mentira e pedir que ela retire a queixa.

Por toda a gratidão que sente por Braulio e a proximidade dele com sua família, Mariel aceita interceder por ele. Entretanto, a mãe de Nadia decide levar a acusação até final, que acaba com a absolvição do treinador perante o tribunal criado pelo Comitê Olímpico.

MERGULHO | O passado vem à tona

Homem e mulher sentados com uma criança no colo
Francisco Rueda e Laura Sánches sua atual esposa

Assim que é absolvido e retoma seu posto, o treinador decide levar toda a equipe para treinamento e competição no interior do país. Lá, após desconfiar do comportamento de Nadia, Mariel consegue ter acesso ao seu diário.

A leitura dos relatos dos abusos sexuais sofridos pela garota, abre uma ferida que parecia estar cicatrizada na veterana. Aos poucos, Mariel começa a relembrar da sua juventude e dos constantes abusos que sofria de Braulio, seu treinador na época. O impacto é tão profundo que ela passa dias e dias com febre e acamada.

Quando finalmente se recupera e retoma os treinamentos visando a Olimpíada de Atenas, Mariel passa a enfrentar um conflito. Ir ao campeonato com a chance de conquistar a medalha que irá coroar a sua carreira ou revelar tudo o que sabe para preservar não apenas a vida de Nadia, mas também de outras jovens nadadoras?

Ainda me dúvidas sobre qual decisão tomar, Mariel embarca para a Grécia com a equipe em busca de seu sonho. Porém, com o diário de Nadia em sua mala. Para saber qual foi a escolha de Mariel, assista a Mergulho na Amazon Prime.

MERGULHO | Abuso sexual nos esportes

O pano de fundo de Mergulho é a questão do abuso de jovens esportistas, mais precisamente ligados à natação. O escândalo relatado na trama aconteceu em maio de 2004, quando a mãe de Laura Sánches, de 17 anos, denunciou o então técnico Francisco Rueda, de abuso sexual.

Em 2021, outro escândalo de abuso sexual esteve presente na vida de Francisco Rueda, que continua técnico da equipe de saltos no México, agora ao lado de Laura Sánches, sua esposa. Um de seus atletas acusou um companheiro de abuso, entretanto o caso foi arquivado pela justiça.

MERGULHO | Confira o trailer

Deixe um comentário