MISSÃO MAJNU | CINEMA INDIANO NA NETFLIX

homem e mulher segurando uma arma
Tariq precisa conciliar a missão com a vida pessoal para preservar o disfarce.

Missão Majnu é uma produção indiana que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. Com o enredo baseado em fatos, o filme retrata uma missão ultrassecreta da Índia realizada na década de 70 para descobrir a localização de uma usina nuclear no vizinho Paquistão.  

A história começa em 1974, com a chegada de Tariq à pacata cidade de Rawalpindi, no interior do Paquistão. O jovem indiano tenta se inserir na sociedade local por meio de um emprego como costureiro na loja de um influente alfaiate.

Ao mesmo tempo, ele vê o seu coração bater mais forte por Nasreen, uma jovem paquistanesa com problemas na visão. Após insistir, Tariq finalmente consegue a benção do pai da moça para que eles possam se casar e formar uma família. 

Entretanto, a vida tranquila de Tariq, Nasreen e o filho que ela espera, dura muito pouco tempo. Após uma visita à casa do sogro, o jovem recebe um telefonema misterioso da Índia. Do outro lado da linha, um oficial da RAW o convoca para uma missão quase impossível de ser realizada.   

MISSÃO MAJNU | Espionagem nuclear

A missão para qual Tariq, que na verdade se chama Amandeep Singh é convocado consiste em descobrir a localização exata da usina nuclear paquistanesa. Além disso, ele precisará conseguir provas para convencer a comunidade internacional. 

Para realizar a tarefa, Tariq usa os contatos militares que o seu patrão tem para entrar na casa dos oficiais e conseguir informação. Enquanto isso, o espião sofre para manter a sua rotina no trabalho e no casamento, o que é essencial para preservar a sua identidade. 

Após uma extensa pesquisa, Amandeep descobre o nome do cientista responsável pelo projeto. A.Q. Khan é um renomado e controverso cientista que foi trazido pelo governo a peso de ouro para iniciar o programa nuclear. 

Agora, falta apenas descobrir a localização da usina. Porém, ele precisa correr contra o tempo, já que Israel planeja realizar um ataque aéreo. E isso colocará em risco toda a missão secreta financiada pelo governo indiano. 

Seguindo a intuição, algumas pistas e colocando a vida em risco, finalmente Tariq consegue não apenas a localização da bomba, mas também uma prova consistente. Contando com a ajuda de outros espiões, o jovem envia a prova para o governo indiano e evita que o ataque israelita aconteça. 

MISSÃO MAJNU | Risco de vida

imagem da primeira usina nuclear do Paquistão
Uma das raras imagens da usina nuclear de Kahuta

Assim que recebe as provas da existência de uma usina nuclear  no país vizinho, a Índia avisa o governo paquistanês que sabe sobre a bomba. Inconformados com o vazamento da informação, os militares que governam o país decidem empreender uma caça a todos aqueles que consideram traidores da pátria.

A partir de agora, a vida de Tariq, Nasreen e os demais espiões que participaram da missão correm perigo. Será que eles conseguirão deixar o Paquistão antes de serem alcançados pelos militares? Para saber o final dessa história, assista a Missão Majnu na Netflix.

MISSÃO MAJNU | Bomba paquistanesa

O filme Missão Majnu tem como pano de fundo o eterno conflito entre Índia e Paquistão, ocorrido desde a independência do segundo em 1947. Em meados da década de 1970, após a realização de um teste nuclear por parte do governo indiano, os então dirigentes paquistaneses decidem criar a sua própria bomba atômica.

Para isso, eles contam com apoio financeiro de nações árabes e com os conhecimentos técnicos de Abdul Qadir Khan, controverso cientista local. A descoberta da usina pela comunidade internacional atrasou os planos do Paquistão, que só realizaram seus primeiros testes em 1998.

MISSÃO MAJNU | Confira o trailer

Deixe um comentário