SILVERTON: CERCO FECHADO | CINEMA AFRICANO NA NETFLIX

Calvin falando ao telefone em silverton
Calvin negociando com o chefe da polícia

Silverton: Cerco Fechado é um drama sul-africano que está disponível no catálogo da Netflix. O enredo, baseado em fatos, retrata um acontecimento ocorrido no começo da década de 80 que foi um dos motores da luta pela liberdade de Nelson Mandela.

A história começa com o trio de Calvin, Terra e Aldo, militantes do MK (Lança da Nação), um grupo armado que luta contra o apartheid, prestes a realizar um atentado. Porém, ao perceber que foram descobertos, eles decidem abortar o plano e fugir.

A partir de então, se inicia uma perseguição policial pelas ruas de Pretória, com o trio buscando proteção em um dos principais bancos da cidade. Encurralados nas dependências do prédio, o grupo faz os funcionários e clientes como reféns, que esperam trocar por sua liberdade.

SILVERTON: CERCO FECHADO | Negociações com a polícia

Com mais de 20 pessoas sob a mira de sua arma, Calvin, líder do grupo rebelde, começa a negociação com o chefe da polícia local. Para liberar os reféns, ele coloca como condições um helicóptero e levar consigo um dos reféns, um homem norte americano recém-chegado ao país.

Enquanto esperam a reinvindicação ser atendida, Calvin, Terra e Aldo tentam descobrir quem foi o traidor do grupo. Afinal de contas, para eles, alguém contou para a o polícia os planos de sabotar a empresa de gás e os colocou nessa situação.

Após uma tensa espera, finalmente o grupo rebelde se dirige ao avião. Entretanto, Aldo percebe que há algo errado e alerta Calvin. O líder então ordena o retorno para dentro do banco, agora com o piloto do helicóptero como refém, o que deixa a situação ainda mais tensa.

SILVERTON: CERCO FECHADO | A solução Mandela

mulheres segurando cartazes em silverton
Silverton foi um dos eventos da luta pela liberdade de Mandela.

O revés na primeira tentativa de fuga obriga Calvin a ganhar tempo e evitar que a elite da polícia, que acabou de chegar à praça em frente, invada o local. Por não desejar fazer vítimas, o líder dos rebeldes faz uma nova ameaça: irá queimar dinheiro do banco enquanto as autoridades não liberarem Nelson Mandela, ícone da luta contra o apartheid no país.

As horas vão passando e o clima de tensão no ar vai aumentando. E, para piorar a situação, uma tragédia acontece. Ao saber que a filha do ministro de defesa está entre os reféns, Calvin decide levá-la para a porta do banco.

Com a mira de uma arma na cabeça, a jovem decide apelar para o pai. Ele pede que os integrantes do MK sejam liberados, pois não são violentos e não oferecem risco. Porém, na ânsia de resolver a situação, um dos atiradores de elite acaba acertando em cheio a refém.

A tragédia ameaça jogar a opinião pública contra a força policial de Pretória, que não sabe como resolver a situação. Para saber como termina essa história e o destino dos rebeldes do MK, assista a Silverton: Cerco Fechado na Netflix.

SILVERTON: CERCO FECHADO | A história real

O pano de fundo do enredo de Silverton: Cerco Fechado é um evento ocorrido em Pretória, no começo de 1980. Na época, três rebeldes do MK invadiram Volkskas Bank e fizeram cerca de 25 pessoas como reféns.

Em um evento que mobilizou toda a cidade e durou aproximadamente 6 horas, o um grupo de lutava contra o apartheid, entre outras coisas exigiu a libertação de Nelson Mandela. O que só ocorreu em 1990, quatro anos antes dele se tornar presidente.

SILVERTON: CERCO FECHADO | Confira o trailer

Deixe um comentário