ARGENTINA, 1985 | CINEMA LATINO NA AMAZON PRIME

Strassera e Ocampo sentados no tribunal
Strassera e Ocampo enfrentando os militares

Argentina, 1985 é uma produção latina indicada ao Oscar que chegou recentemente ao catálogo da Amazon Prime. O enredo, baseado em fatos, retrata um episódio recente da história do país, o julgamento de nove militares por crimes ocorridos na ditadura.

A história começa em meados de 1984, quando, para evitar que os crimes cometidos na passem impunes, a Câmera Federal de Apelações decide fazer o julgamento civil. Caberá ao então procurador Júlio Strassera reunir as provas e apresentar a acusação para que seja feita a condenação ou absolvição dos réus.

Ele terá apenas cinco meses para reunir provas irrefutáveis que demonstrem que as práticas faziam parte de uma estratégia de repressão do Estado.  Sem muito tempo e com árduo trabalho pela frente, ele aceita a ajuda do advogado Luís Moreno Ocampo e de uma equipe formada por novatos.

ARGENTINA, 1985 | A procura de provas

Com a equipe definida e o cronograma apertado, Strassera distribui entre os integrantes as tarefas necessárias para a busca por provas. Enquanto parte do time visita locais onde existiam centros de tortura, o restante se dirige aos tribunais em busca de documentos relacionados às práticas dos militares.

Enquanto sua equipe de advogados sai às ruas em busca de provas, Strassera precisa conviver com as ameaças à sua família e a pressão de seus superiores. Pois os militares desejam que seus crimes sejam esquecidos e eles absolvidos. 

Após um intenso trabalho de toda a equipe, o promotor Strassera consegue reunir mais de 700 casos confirmados e depoimentos de 800 testemunhas. Agora, ele e sua equipe irão levar todas as provas para o prédio da Câmera Federal de Apelações para que o julgamento comece.

ARGENTINA, 1985 | O julgamento dos militares

homens sentados no tribunal
Strassera e Ocampo durante o julgamento das juntas militares

Com as provas à disposição do júri, chegou o momento mais crítico e tenso para Strassera, encontrar Videla e os outros generais no banco dos réus. As audiências públicas começaram em 22 de abril de 1985, com os advogados dos acusados fazendo de tudo para que o processo não se inicie e eles permaneçam impunes.

Conforme os dias vão passando, centenas de histórias de tortura, sequestros e desaparecimentos são relatados ao corpo de juízes. A tarefa de Strassera e Ocampo não é apenas convencer os juízes sobre os crimes cometidos pelos militares, mas também parte da classe média argentina que se posiciona contra o julgamento.

Ao final de todo o processo de apresentação de provas e testemunhas, é a hora de Strassera redigir e oferecer a acusação ao tribunal. Às vésperas da entrega do documento, ele é abordado por seus superiores para que alivie nos pedidos de condenação para alguns militares de patente mais alta.

Como será a apresentação da acusação de Strassera após o trabalho de Ocampo e sua jovem equipe de advogados? E os juízes, qual será o veredicto deles sobre os crimes cometidos na ditadura? Para saber o final, assista a Argentina, 1985 na Amazon Prime.

ARGENTINA, 1985 | O julgamento das Juntas

O enredo de Argentina, 1985 é baseado no evento conhecido como O julgamento das Juntas. O processo de julgamento civil das juntas militares da ditadura argentina aconteceu em 1985, após determinação de Raúl Alfonsín, o primeiro presidente eleito depois da redemocratização ocorrida em 1983.

O decreto que autorizou o julgamento aconteceu em meados de 1983, sendo que, após quase um ano de poucos avanços pelo tribunal militar, o processo foi despachado para a esfera civil. Com o veredito sendo pronunciado em dezembro de 1985.

ARGENTINA, 1985 | Confira o trailer

Deixe um comentário