O BOMBARDEIO | CINEMA EUROPEU NA NETFLIX

duas crianças com destroços de um prédio ao fundo.
Eva e Henry observando a chegada de um bombardeio.

O Bombardeio é uma produção dinamarquesa que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. Com o enredo baseado em fatos, o filme aborda um evento ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial em Copenhague, a capital do país. Um ataque destinado ao QG da Gestapo acabou tomando contornos trágicos para boa parte da população da cidade.

A história se inicia em fevereiro de 1.945, poucos meses antes da iniciativa da RAF, a aeronáutica britânica, decidir bombardear o QG da Gestapo em Copenhague. Nesse momento, o jovem Henry se torna testemunha de um ataque mal sucedido das forças da RAF a uma família que iria a um casamento na Jutlândia, no interior da Dinamarca. O que faz com que ele perca a fala.

Enquanto isso, na capital do país, Frederik, um dinamarquês que trabalha para a Gestapo, enfrenta sérios problemas familiares. Por não aceitar as atitudes do filho, o pai passa a rejeitá-lo e ofendê-lo sempre que há uma oportunidade, criando um clima terrível para toda a família, incomodada com a traição do rapaz.

A trinca de protagonistas é fechada com Teresa, uma jovem freira que se encontra em crise de fé e passa a questionar a existência de Deus. Para chamar a atenção da divindade para o drama que se abate sobre a Dinamarca, ela tem o hábito de se autoflagelar. Por causa dessa atitude, ela é repreendida pelas madres superioras e fica sob constante vigilância.     

O BOMBARDEIO | As histórias se cruzam em Copenhague

Ao perceber que Henry está traumatizado e não consegue falar desde o dia que presenciou o ataque da RAF, sua mãe decide levá-lo ao médico. Sem sucesso, uma opção é enviar o jovem para a casa da tia em Copenhague, com a esperança que a mudança de ares o faça superar o trauma e recuperar a fala.

Assim que chega à capital do país, ele é recebido por seus familiares. Nos próximos dias ele começa a frequentar o convento local acompanhado da prima Rigmor. A eles se junta Eva, uma menina que carrega um trauma semelhante ao do garoto após presenciar o assassinato de um traidor em plena luz do dia.

Na mesma cidade, ao mesmo tempo que Henry tenta superar o seu trauma, Frederik participa da captura e de seções de tortura de oficiais da Resistência dinamarquesa. Isso começa a mudar quando ele encontra Teresa logo após uma sessão de espancamento. As palavras da freira o fazem repensar a sua vida. 

Além de tentar resgatar a alma de Frederik e cumprir as ordenações no convento, Teresa passa os seus dias como tutora e professora auxiliar na escola francesa. É lá que ela conhece os jovens Henry, Rigmor e Eva, o trio que terá suas vidas colocadas em risco quando o ataque ao QG da Gestapo começar.

O BOMBARDEIO | O fatídico ataque ao QG da Gestapo

Com o final da Segunda Guerra se aproximando e prevendo ser alvo de um ataque, a inteligência da Gestapo toma uma decisão em busca de proteção. Para evitar que seu o seu QG seja alvo de ataques, eles criam prisões improvisadas no sótão do edifício e colocam os oficiais da Resistência que estão sendo capturados.

Por outro lado, o exército britânico, prevendo o extermínio da resistência dinamarquesa, decide atender ao pedido deles e realizar o ataque. O objetivo da Operação Cartago é dizimar o inimigo e queimar todos os arquivos da Gestapo, mesmo que isso acarrete a morte dos 30 homens que estão servindo como escudo humano.

O problema é que durante a operação, um erro de cálculo faz com que o convento onde estão Teresa, Henry, Rigmor e Eva se torne alvo também. Será que ela e as crianças conseguirão sobreviver ao ataque ao convento? Para saber o final da história, assista a O Bombardeio, na Netflix.

imagem aérea da escola bombardeada
Vista aérea da escola Joana D´arc durante o bombardeio

O BOMBARDEIO | A Operação Cartago

O Bombardeio tem como pano de fundo e fio condutor de sua história a trágica Operação Cartago, realizada nos momentos finais da Segunda Guerra. O tal evento ocorreu em 21 de março de 1945 e tinha como objetivo destruir o QG da Gestapo que ficava localizado no centro de Copenhague, a capital da Dinamarca.

A ideia desta fatídica operação surgiu das forças de resistência dinamarquesa, que ao se ver sem condições de enfrentar o exército nazista, pediu ajuda à Inglaterra. Após resistir à ideia por algum tempo, finalmente os britânicos decidiram realizar o bombardeio, porém errando o alvo principal e acertando a escolha Joana D´arc, que também era um convento. Ao todo, mais de 100 pessoas morreram, entre adultos e crianças.

O BOMBARDEIO | Assista ao trailer

Deixe um comentário