CHERNOBYL: O FILME | CINEMA EUROPEU NA TELECINE PLAY

homem com roupa de bombeiro com usina de Chernobyl ao fundo
Alexey perto dos reatores de Chernobyl

Chernobyl: O Filme, é uma produção russa que chegou recentemente ao catálogo da Telecine Play. O enredo, baseado em fatos, retrata os dias seguintes à tragédia da explosão nuclear da usina de Chernobyl em 1.986, que hoje faz parte do território ucraniano.

A história, centrada no personagem Alexey Karpushin, um dos bombeiros que participaram das atividades de contenção a radiação, começa semanas antes da tragédia. Nesse momento, ele é ainda um simples bombeiro que acaba de reencontrar Olga Savostina, um amor do passado que não via há anos.

Depois de tentar uma reaproximação e reatar a relação, ele descobre que Olga tem um filho seu. Com a intenção de corrigir os erros do passado e recomeçar a vida ao lado da amada, Alexey decide pedir transferência de Pripyat para Kiev. Onde teria condições de dar uma vida melhor para a sua nova família.

Chernobyl | O desastre que muda tudo

Com a transferência aprovada, o grande desafio de Alexey é convencer Olga a abandonar o emprego e seguir com ele para Kiev. Quando parece que ele está quase atingindo o seu objetivo, uma explosão do reator 4 da usina nuclear de Chernobyl vem para mudar para sempre o destino de todos.

No dia seguinte ao desastre nuclear, Alexey chega ao centro de controle da usina e é informado sobre o acidente. Temendo pela vida dos amigos, ele vai em direção ao reator 4 para tentar ajudá-los na contenção da tragédia. Após conseguir resgatar dois amigos que estavam nas instalações, ele é encaminhado para o hospital local para tratar dos efeitos da radiação.

Esperando se recuperar para ir ao encontro do filho e da ex-namorada, o bombeiro é surpreendido por uma convocação do alto escalão do governo. Ele é intimado a participar de uma força tarefa que tem como objetivo esvaziar o reservatório de resfriamento da usina, para evitar o surgimento de uma nuvem nuclear que pode contaminar toda a Europa.

Chernobyl | Um plano arriscado para salvar o mundo

A primeira reação de Alexey é negar a participação na força tarefa e correr para a residência de Olga, para que ambos e o filho possam deixar a cidade. Porém, ao chegar ao local, ele percebe que o bairro está sendo evacuado e que o seu filho está contaminado com altos índices de radiação. Por causa disso, ele muda de ideia e resolve se juntar aos demais voluntários.  

O plano de contenção de danos prevê que equipes especializadas acessem o subsolo da usina, encontrem a válvula das comportas e a acionem para esvaziar o reservatório. Isso, porém, tem um custo, pois todos os voluntários ficarão expostos a altos índices de radiação.

Ao retornar ao prédio onde se encontram os voluntários da Comissão de Contenção do Incidente, o bombeiro tem uma solução. Por ter trabalhado na usina desde a sua inauguração, ele indica um atalho para a válvula, o que diminuiria o tempo de exposição da equipe à radiação e facilitaria o trabalho.

Porém, para que o plano tenha sucesso, Alexey precisa participar da equipe. Para isso, ele faz uma exigência ao líder do governo. Para liderar e indicar o caminho para o time responsável por liberar a válvula, o bombeiro pede que que seu filho seja enviado para um hospital na Suíça, onde terá mais chances de cura do que nos hospitais soviéticos.

Sem muitas escolhas, o representante do governo aceita as exigências e o plano finalmente é colocado em prática. Para saber se eles conseguiram esvaziar o reservatório a tempo e se o filho de Alexey e Olga se recuperou dos efeitos da radiação, assista à Chernobyl: O Filme, na Telecine Play.

visão aérea da usina de Chernobyl
Visão do reator 4 de Chernobyl

Chernobyl: O Filme | A tragédia real

Chernobyl: O Filme, retrata um acontecimento que abalou o mundo em meados da década de 1980. Em abril de 1986, o reator número 4 da usina de Chernobyl explodiu durante um teste de segurança realizado de madrugada. Nos dias seguintes, militares, bombeiros e voluntários lutaram para conter o incêndio, que só foi apagado em 4 de maio.

As consequências da explosão do reator foi a contaminação por radiação de pessoas, animais, solo e água da região de Pripyat, onde a usina está localizada. Por causa disso, o governo soviético criou a chamada “Zona de Exclusão”, que isola aproximadamente 30 km ao redor da usina de Chernobyl. Segundo os especialistas, a descontaminação só deve ocorrer por volta de 2.065.

Chernobyl: O Filme | Veja o trailer

Deixe um comentário