A TRAGÉDIA DE ARMERO | CINEMA LATINO NA AMAZON PRIME

mulher e homem lado a lado
Omaira se casando com Ramiro

O filme A Tragédia de Armero é uma produção colombiana que está disponível no catálogo da Amazon Prime. Baseado em fatos, o enredo conta a história da tragédia que abalou a Colômbia em 1.985 e vitimou mais de 20 mil pessoas.

A história começa nos dias de hoje, com a chegada de uma jovem jornalista à casa de Omaira, uma das poucas sobreviventes da tragédia. A jornalista deseja contar a história da tragédia em seu TCC para manter viva a memória das vítimas.

Apesar de relutante no início, Omaira decide contar a sua história. Nesse momento, somos transportados para alguns anos antes da tragédia. Nesta época, Omaira ainda é uma jovem cabeleireira que acaba de se apaixonar por Ramiro, um jovem mecânico da cidade.

Depois de um breve namoro, o casal decide oficializar a união e se casar. O que tinha tudo para ser uma vida feliz para ambos, acaba se tornando um motivo de tensão na relação.Pois, Omaira tem dificuldades para engravidar, o que deixa o casal infeliz.

Para tentar resolver o problema, o casal decide procurar um médico local. De acordo com ele, Omaira tem apenas 10% de chance de engravidar, já que a sua ovulação é desregulada. A única esperança é um remédio que custa muito caro e fica fora do orçamento familiar.

Decidido a realizar o seu sonho e ter um filho com Omaira, Ramiro abandona o trabalho na oficina e se junta ao melhor amigo na colheita de algodão. Assim, ele acredita ter condições de sustentar a família e pagar pelo tratamento de fertilidade da esposa.

Após quase nove meses de tratamento, a felicidade parece sorrir para o casal. Já que Omaira está com a menstruação atrasada, o que pode ser um indício de gravidez. Porém, no dia que decide ir ao médico realizar os exames necessários, a sua menstruação desce e a leva junto as esperanças do casal.

Enquanto Ramiro e Omaira continuam tentando realizar o sonho da paternidade, os políticos e a Defesa Civil locais se preocupam com as atividades de Nevado Del Ruiz, um vulcão que fica nas proximidades. Após anos adormecido, ele voltou à atividade, colocando em risco toda a população.

Preocupado com a situação, o prefeito encomenda um estudo minucioso à geólogos estrangeiros. Depois de passarem alguns dias na região, eles detectam que o problema maior está na geleira ao redor do vulcão.

Segundo as previsões, caso o Nevado Del Ruiz comece a soltar lava, as geleiras podem derreter. O que elevaria os níveis dos principais rios da região e alagaria toda a cidade de Armero, causando uma verdadeira tragédia.  

Após lerem o relatório dos geólogos, um grupo de políticos locais se reúne para tentar decidir o que fazer. Depois de muita discussão, eles escolhem ignorar o alerta, pois remover toda a população traria sérios problemas econômicos.

O que era apenas uma ameaça, sem previsão de acontecer, coloca toda a população da pequena Armero em risco. Pois, após uma intensa atividade durante o dia, o vulcão passa a soltar lavas durante a noite, pegando todos desprevenidos.

Será que a Defesa Civil conseguirá proteger a cidade e salvar a população da tragédia que se avizinha? Para saber o que acontecerá com Omaira, Ramiro e seus amigos, assista a A Tragédia de Armero na Amazon Prime.

imagem da cidade de Armero soterrada pela lama
Vista aérea de Armero logo após a tragédia

A Tragédia de Armero | história real

O filme A Tragédia de Armero conta uma história real acontecida na Colômbia em 1.985. Em 13 de novembro deste ano, o vulcão Nevado Del Ruiz, localizado no estado de Tolima, voltou à atividade após quase 70 anos adormecido. As condições de atividades do local já eram detectadas desde o final de 1.984, o que leva muitas pessoas a culpar o governo local pela tragédia.

Uma das imagens mais famosas da tragédia de Armero é da jovem Omayra Sánchez. A jovem de 13 anos ficou mais de 60 horas soterradas sob os escombros e da lama, que chegou até 30 metros de altura. Infelizmente, os bombeiros não conseguiram fazer o resgate e ela acabou morrendo no local.

Veja o trailer de A Tragédia de Armero

Deixe um comentário