RETRATOS DE UMA GUERRA | CINEMA EUROPEU NA NETFLIX

Menina olhando assustada com neve em volta
Lina no campo de trabalho forçado de Altai

O filme Retratos de uma Guerra é uma produção da Lituânia que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo fala sobre o terror enfrentado por seus cidadãos após serem enviados para gulags na Sibéria durante a Segunda Guerra Mundial. 

A história começa em 1940, com a invasão da Lituânia pelo exército vermelho da União Soviética. Além da ocupação do território durante a Segunda Guerra, os soviéticos estão em busca de traidores, principalmente quem ajuda outras pessoas a fugirem do país.

É nesse cenário que Lina, uma jovem desenhista que sonha em seguir carreira no mundo das artes é sequestrada. Ela, junto com a mãe e o irmão mais novo, são colocados em um trem com destino à Altai, um famoso campo de trabalhos forçados na Sibéria.

Após cinco dias de viagem cruzando todo o território soviético e em condições desumanas, finalmente ela e a família chegam ao destino. Depois de serem recebidas pelos militares, elas são encaminhadas para um galpão onde são julgadas pelo comandante Komarov.

De acordo com ele, homens, mulheres e crianças capturadas estão condenadas por traição, cujo destino é a pena de morte. Porém, a pena foi revertida em trabalhos nos campos em troca de comida. Sendo que, se assinarem a confissão, a pena cai para 25 anos.

Enquanto trabalha na colheita de batatas para tentar sobreviver e esperar o reencontro com seu pai, Lina acaba se apaixonando por um outro prisioneiro, Andrius. Além de ajudá-la a conseguir comida para a família, ele entrega papéis e lápis para que ela continue desenhando, mesmo que isso coloque sua vida em risco.

Depois de mais de um ano sobrevivendo à dureza dos campos de trabalho forçado, a esperança de liberdade e Lina sofre um novo golpe. O comando do exército decide desmontar a estrutura da gulag de Altai e dividir o grupo em dois, separando a jovem de seu amado.

A jovem Lina e a sua família são enviadas para o mar de Laptev, um campo de trabalhos forçados que fica em uma ilha siberiana no ártico. Agora, além de terem que enfrentar longas jornadas de trabalho e alimentação precária, elas precisam sobreviver às baixas temperaturas das geleiras.

Ainda com esperanças de resistir ao terror dos campos de concentração para reencontrar o pai e o amado, Lina precisará assumir o comando da família. Pois, Elena, sua mãe, com a saúde debilitada, não consegue sobreviver à temperatura hostil do ártico.

Em uma atitude desesperada, Linda decide se encontrar com o comandante do novo campo de trabalho forçado para pedir anistia para ela o irmão. Para saber se ela conseguirá salvar o que restou de sua família, assista a Retratos de uma Guerra, na Netflix.  

Montanhas e terreno cobertos de gelo
Altai abrigou um dos principais campos de trabalho forçado da Sibéria

Retratos de uma Guerra e a Lituânia

O filme Retratos de uma Guerra tem como pano de fundo a ocupação da Lituânia pela União Soviética durante a Segunda Guerra e a situação dos campos de concentração. A ocupação aconteceu no contexto do Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado entre nazistas e soviéticos em 1.939.

O pacto de não agressão também serviu para dividir a Europa em duas, com os países bálticos ficando sob influência dos soviéticos. Após ocupar a Noruega, Stálin partiu em direção à Lituânia, Letônia e Estônia.

Com a negativa dos lituanos em aceitar o acordo de colaboração militar com a União Soviética, o exército vermelho invadiu o país em junho de 1940. Estima-se que mais de 30 mil pessoas tenham sido executadas ou presas na Lituânia durante a ocupação que durou até meados de 1941, quando os nazistas tomaram a região.

Veja o trailer de Retratos de uma Guerra

Deixe um comentário