1976: ENTRE O AMOR E A REVOLUÇÃO | CINEMA AFRICANO NA NETFLIX

homem e mulher sentados na porta de casa
Suzy e Dewa momentos antes do golpe militar.

O filme 1976 – Entre o Amor e a Revolução é uma produção nigeriana que está disponível no catálogo da Netflix. O enredo conta os dias conturbados da tentativa de golpe militar que aconteceu na Nigéria em 1976, sob a ótica do capitão Joseph Dewa e Suzy, sua esposa.

A história começa no dia seguinte ao assassinato do presidente da Nigéria. Nesse momento, vemos o capitão Dewa sendo interrogado pela força militar que conseguiu frustrar o golpe de estado. A partir daí, em retrospectiva, são apresentados os acontecimentos da semana anterior.

Na véspera do golpe, Dewa e Suzy estão tentando dormir quando são interrompidos pelo som alto do vizinho, um major do exército chamado Noel. Ele decide continuar a festa mesmo sob protesto, pois é aniversário de sua jovem esposa.

Na mesma madrugada insone, chega à residência do casal um homem chamado Gomos, um militar muito amigo de Dewa. Ele será responsável por trazer uma mudança drástica à vida de Suzy e do capitão.

No dia seguinte, Gomos convida o capitão Joseph para uma reunião secreta em um alojamento próximo ao quartel do exército. Ao chegar ao local, Dewa descobre que o amigo, o vizinho e um general estão arquitetando um golpe para derrubar o então presidente do país.  

Ao perceberem que Dewa não vai colaborar com o golpe e que ele pode ser um espião infiltrado no batalhão, os líderes golpistas decidem assassiná-lo. Joseph, porém consegue escapar e voltar para casa apenas com um machucado, o que deixa sua esposa preocupada.

Para não atrair atenção indesejada e preocupar ainda mais a esposa, Dewa segue com a sua rotina militar.  Ele, porém, não sabe que Noel recebeu uma ordem do general para proibir que o capitão o quartel e coloque em risco o golpe que eles estão planejando.

Para sua sorte, Dewa consegue deixar os muros do quartel e tenta a todo o custo entrar com os seus superiores para avisar sobre o golpe militar que está em curso. Para manter o seu segredo, ele acaba brigando com Suzy e passando a noite fora de casa, o que pode colocar a sua vida em risco.

Justamente na noite em que não está em casa, o golpe militar entrou na fase final de planejamento, sendo executado na manhã de 13 de julho com o assassinato do presidente. Mas, para azar dos golpistas, a tentativa de tomada de poder é debelada e agora Gomos, Noel e seu grupo terão que arcar com as consequências.

Além deles, o capitão Dewa também terá que explicar onde estava na noite anterior ao golpe militar, pois as forças de estado acreditam que ele é um dos conspiradores. O grande motivo para isso, é que o grupo que está no poder encontrou a arma do capitão em posse do grupo derrotado.

Agora, tanto Dewa quanto Suzy, precisam correr contra o tempo para encontrar uma maneira de provarem a inocência do capitão, caso contrário ele será executado. Para saber o final dessa história, assista a 1976 – Entre o Amor e a Revolução, na Netflix.

general falando no microphone.
O general Murtala Mohammed antes da tentativa de golpe.

1976 e o golpe militar na Nigéria

O pano de fundo do filme 1976 – Entre o Amor e a Revolução, é o golpe militar malsucedido que ocorreu na Nigéria em 13 de fevereiro daquele ano.  Na época, o tenente-coronel Buka Suka Dimka liderou um ataque que terminou com a morte do então presidente Murtala Ramat Muhammed.

Com o golpe fracassado, quem assumiu o poder foi Olusegun Obasanjo, que governou o país entre 1976 até 1979, quando renunciou ao cargo em nome do primeiro presidente civil. Ele voltou a governar a Nigéria entre 1.999 e 2.007.

Veja o trailer de 1976: Entre o Amor e a Revolução

Deixe um comentário