LAÇO MATERNO (MOTHER) | CINEMA ASIÁTICO NA NETFLIX

um homem e um mulher com uma ponte ao fundo.
Shuhei e Akiko em uma conversa sobre o futuro.

Laço Materno, também chamado de Mother, é uma produção japonesa que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo fala sobre a relação disfuncional entre mãe e filho e como isso pode levar a uma grande tragédia.

A história começa com Akiko e seu filho Shuhei chegando à casa dos pais da moça. Porém, essa não é uma visita de rotina. Pois ela foi visitar a família em busca de dinheiro emprestado para pagar as contas e sustentar o seu vício em jogos de azar.

Após uma intensa discussão com graves acusações, Akiko finalmente consegue uma parte do dinheiro que gostaria. Mas, ao invés de pagar suas contas, ela decide ir a um casino local com o filho para tentar fazer mais dinheiro.

A estratégia, porém, dá errado e ela e o menino ficam sem nada. É nesse momento que ela conhece Ryo, um homem mais velho que vai transformar a sua vida. Depois de uma noite regada a bebidas, sexo e diversão, Akiko deixa o filho um conhecido e parte com o homem para outra cidade em busca de mais diversão.

Durante a semana seguinte, Shuhei fica sozinho em casa e precisa se virar para comer com o dinheiro que ganha de pensão de seu pai. Quando a mãe e Ryo voltam para Saitama, a jovem assume o namoro e o desconhecido para a viver com eles, assumindo o papel de padrasto.

Vendo que a situação está caótica, inclusive com a casa sem energia elétrica, o casal decide armar um golpe para cima de Ujita, o homem que ficou responsável por Shuhei. Eles o abordam em um restaurante e o ameaçam processá-lo por maus tratos caso ele não lhe dê uma certa quantia em dinheiro.

O golpe, porém, dá errado e eles passam os dias se escondendo em outra cidade. A situação que era ruim fica ainda pior quando Ryo descobre que Akiko está grávida. Fugindo de sua responsabilidade, ele os abandona em um quarto de hotel.  

Sem dinheiro e sem ter para onde ir, Akiko e seu filho passam a morar na rua, até que são aceitos em um abrigo do governo. A nova mudança traz esperança para Shuhei, que passa a estudar em uma escola local e a ter sonhos de uma vida melhor.

Entretanto, a volta de Ryo ao convívio da família traz uma reviravolta na vida de Shuhei. Ele convence Akiko a abandonar o abrigo e voltar com ele para as ruas. Mas, pouco tempo depois, decide abandoná-la novamente. Deixando Akiko, Shuhei e Fuyuka, a irmãzinha mais nova dele, de novo em situação de rua.

Com o passar do tempo e com Shuhei já na adolescência, a vida da família começa a mudar quando ele consegue emprego em uma metalúrgica e um teto para a família no alojamento da empresa. Mas, Akiko convence seu filho a aplicar um golpe na empresa e eles voltam a morar nas ruas.

Inconformada com a realidade e preocupada com o desenvolvimento de Fuyuka, Akiko bola um plano para se apossar do dinheiro dos seus pais. Mas, para isso, ela precisará contar com a colaboração de Shuhei.

Será que Akiko e Shuhei vão conseguir colocar o plano em prática e botar a mão na grana que a avó do menino guarda em casa? Para saber o desfecho dessa história e quais os próximos acontecimentos na vida da dupla, assista Laço Materno na Netflix.

praça com pessoas e prédio ao fundo
A história de Laço Materno se passa em Saitama

Laço materno e a relação mãe e filho

O principal assunto de Laço Materno (Mother) é a relação tóxica entre Akiko e seus filhos. Conhecida como genitora ou mãe tóxica, essa síndrome está relacionada a mulheres que, geralmente, têm uma maternidade indesejada.

Os principais sinais de uma mãe considerada tóxica são: excessivamente controladoras, egocêntricas, manipuladoras. Conviver com pessoas com essa síndrome, pode gerar uma série de consequências para a criança, como insegurança, sensação de abandono, necessidade de validação constante e muitas outras.

Veja o trailer de Laço Materno (Mother)

Deixe um comentário