CINEMA NACIONAL NA NETFLIX: CIDADE PÁSSARO

doius homens em cima do prédio da cidade pássaro
Amadi e seu primo conversando sobre Ikenna.

O filme Cidade Pássaro é uma coprodução entre Brasil e França que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo fala sobre as dificuldades dos imigrantes africanos em se adaptarem à cidade de São Paulo, que tem uma cultura diferente de seu país de origem.

A história, que se passa nos dias de hoje, começa com a chegada do nigeriano Amadi à São Paulo. O jovem veio ao Brasil para tentar reencontrar o seu irmão Ikenna, que a mais de um ano deixou de mandar notícias para a família.

Ao chegar à cidade, Amadi vai ao encontro de um tio, que possui um salão de beleza localizado no centro. Após conseguir se instalar, ele decide, mesmo não conseguindo se comunicar direito, sair em busca do irmão.

A sua primeira parada é em um prédio que o seu irmão dizia ser uma universidade, onde era um renomado professor. Porém, ao chegar ao local, o jovem nigeriano descobre que lá é, na verdade, o prédio do serviço de limpeza da cidade. Sendo o primeiro indício das mentiras contadas por Ikenna.

Obstinado em encontrar alguma referência que revele o paradeiro do irmão, Amadi passa horas em uma lan house. É neste momento que ele descobre que o notebook usado por seu irmão foi deixado lá para conserto e nunca foi retirado.

Com a posse do notebook, Amadi começa a descobrir algumas coisas sobre a vida que Ikenna levava em São Paulo. Além de ser fã das teorias físicas de Erik Verlinde, ele passava muito tempo entre os jogos de computador e corridas de cavalo.

Ao decidir fazer uma visita ao jockey club, o nigeriano acaba se encontrando com Miro, um professor universitário que conviveu muito tempo com seu irmão. Segundo ele, Ikenna tinha uma mente brilhante para as ciências exatas, porém ele não tem notícias do rapaz desde que ele desapareceu repentinamente.

Mesmo não sabendo a localização de Ikenna, Miro decide ajudar Amadi em sua busca nas ruas da cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, o nigeriano consegue rastrear o smartphone do irmão, o que o leva à casa de Emília.

Emília é uma das cabeleireiras que trabalham no salão de tio de Amadi e que durante um período viveu um romance com Ikenna. Apesar de estar de posse do aparelho celular dele, ela também não tem notícias sobre o seu paradeiro.

Devido à aparência semelhante entre os irmãos, Emília passa a desenvolver um carinho especial por Amadi e passa a ajudá-lo em sua adaptação à cidade de São Paulo. Ela o ensina o português e a como se comunicar na nova cidade.

A aproximação entre os dois acaba gerando um romance, que é decisivo nos planos de Amadi encontrar o irmão. Após passarem uma noite juntos, o jovem nigeriano recebe uma mensagem do irmão, que invadiu a casa de Emília para recuperar o seu aparelho.

Com a nova informação, Amadi decide fazer um novo rastreamento do aparelho e descobre o paradeiro do irmão: o extremo sul da cidade de São Paulo. Para saber se Amadi vai conseguir cumprir a sua missão de levar o irmão de volta para a Nigéria, assista Cidade Pássaro na Netflix.

galeria presidente na cidade pássaro
A Galeria Presidente é um dos principais cenários de Cidade Pássaro.

Cidade Pássaro e os imigrantes africanos

O pano de fundo do filme Cidade Pássaro é a questão da imigração africana para o Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. Até 2019 estimava-se a presença de mais de 300 nigerianos no centro da cidade. O que criou uma comunidade que ficou conhecida como Pequena África.

O principal ponto de encontro entres os imigrantes, sejam eles legais ou ilegais, é a Galeria Presidente, próximo à Praça da República. Outro reduto famoso é Galeria Sampa, onde é possível encontrar uma grande variedade

Veja o trailer de Cidade Pássaro

Deixe um comentário