CINEMA LATINO NA AMAZON PRIME | PÁSSAROS DE VERÃO

Rapayet e Zaida dançando no deserto
Rapayet se declarando para Zaida

O filme Pássaros de Verão é uma produção colombiana que está disponível no catálogo da Amazon Prime. O enredo é baseado em acontecimentos reais e retrata o surgimento do tráfico de drogas na Colômbia, em meados da década de 70.

A história começa em um pequeno vilarejo Wayuu, na cidade de La Gajira, no norte da Colômbia. Durante os festejos da tribo para celebrar a chegada de Zaida à puberdade, o peregrino – uma espécie de mensageiro – apresenta seu sobrinho como pretendente da moça.

Depois de uma reunião entre o peregrino, o chefe da tribo e Úrsula, mãe de Zaida, fica decidido que eles aprovam a união da menina com Rapayet. Porém, para consumar o casamento, é necessário que o jovem pague um caríssimo dote à família da moça.  

O jovem Rapayet, que trabalha com o amigo Moisés no comércio de sacas de café, precisa encontrar uma outra maneira de levantar o dinheiro do dote. Para isso, ele decide tentar a sorte com o comércio de um produto muito mais lucrativo.  

Ao perceber a presença de jovens norte-americanos na região em busca de maconha, Rapayet vai ao encontro do primo Aníbal, um produtor de café e maconha na região serrana. Após fechar a compra do produto, ele repassa aos estrangeiros e obtém um enorme lucro, conseguindo assim o valor necessário para pagar o dote de Zaida.

Após essa primeira remessa, um norte americano conhecido por Bill entra em contato com dupla. Juntos, eles vão montar um lucrativo negócio de tráfico de droga para os Estados Unidos, o que traz muita prosperidade para os Wayuu.

Mas o que parecia ser uma nova época de prosperidade para a dupla se torna uma trágica guerra sem fim. A vida de Rapayet começa a desmoronar quando Moises assassina dois pilotos norte-americanos sob a suspeita de ter sido enganado por eles.

Esse evento desencadeia uma série de desentendimentos entre Rapayet e Moises. O jovem Wayuu é aconselhado por sua sogra a assassinar o parceiro para recuperar o respeito dos parceiros comerciais.

Porém, Rapayet decide seguir os conselhos do peregrino e afasta seu sócio dos negócios, se comprometendo a destinar a ele parte dos lucros. Como forma de vingança, Moises rouba a próxima carga de drogas e mata todos os seguranças de Aníbal.

A atitude de Moises repercute negativamente e cria um racha entre os primos Aníbal e Rapayet, que pode colocar o lucrativo comércio ilegal em ruínas. Como forma de represália, Rapayet vai atrás de seu antigo parceiro e o mata.

Mas, nem mesmo essa reparação é capaz de restabelecer a estremecida relação entre os primos. Quando a situação começa a se normalizar, um novo incidente reacendeu a rivalidade entre as famílias e pode levar os Wayuu a um final trágico.

Para saber como termina a história de Rapayet, sua família e a rivalidade com Aníbal, assista a Pássaros de Verão na Amazon Prime. 

mulheres wayuu em fila
Os Wayuu são a principal tribo indígena da Colômbia.

Pássaros de Verão e o tráfico na Colômbia

A história verdadeira retratada em Pássaros de Verão é conhecida como “bonanza marimbera”. Durante as décadas de 1970 e 1980, La Gajira, no norte da Colômbia, foi responsável por produzir e exportar milhares de toneladas de maconha para os Estados Unidos.

Além da riqueza que trouxe para a região, essa época também foi responsável por uma terrível guerra entre os clãs Wayuu, a principal tribo indígena do país. O saldo foram aproximadamente 250 mortes. O fim da época da bonanza marimbera se dá com o cultivo de maconha nos Estados Unidos e a substituição por uma droga mais pesada, a cocaína.

Veja o trailer de Pássaros de Verão

Deixe um comentário