CINEMA HOLLYWOOD NA AMAZON: UMA NOITE EM MIAMI

Cassius Clay, Malcom X e Jim Brown perfilados no teto do hotel
Cassius Clay, Malcom X e Jim Brown no telhado do hotel.

O filme Uma Noite em Miami é uma produção estadunidense que está presente no catálogo da Amazon Prime. O enredo conta uma passagem importante na vida de Muhammad Ali, ainda em começo de carreira e conhecido como Cassius Clay.

A história começa com uma vitória de Clay em uma luta realizada em Londres, que é quando ele começa a chamar a atenção pelo seu talento. Ao mesmo tempo, são inseridos outros personagens importantes na trama como Jim Brown, Sam Cooke e Malcom X.  

Depois da vitória na Inglaterra, Clay chega à Miami para se preparar para uma luta valendo o título mundial dos pesos pesados. Ela será realizada em 25 de fevereiro de 1964 e todos os demais personagens estarão presentes.

Após garantir o título de campeão mundial dos pesos pesados, Clay, Brown e Cooke partem para o hotel onde Malcom X está instalado para comemorem a vitória do jovem lutador. Porém, o que deveria ser apenas uma festa, se torna um grande embate entre eles.

Assim que todos chegam ao hotel onde um dos principais líderes pelos direitos civis dos negros está instalado, uma discussão começa a mudar o clima amigável entre eles. O tema do debate é o papel de cada um na luta contra o racismo.

Malcom X, que enfrenta sérios problemas com a Nação do Islã e o FBI, passa a desmerecer o papel de Cooke e Brown na luta negra para tentar convencê-los a se juntarem ao grupo que ele pretende liderar. Já Clay está prestes a dar o seu apoio e se converter ao islamismo.

O principal atrito da noite se dá entre Malcom e o músico Sam Cooke, pois eles acreditam que a luta contra o racismo deve ser feita de maneiras diferentes. Para Malcom, ela deve contar com ações afirmativas e enfrentamento.

Já para Cooke, a subversão do sistema racista deve ocorrer por meio da ascensão social e econômica dos negros. O que faria com que eles se livrassem da dominação dos brancos e controlassem o próprio destino.

A divergência entre os dois chega quase às vias de fato, fazendo com que Cooke e Clay abandonem o quarto. Isso coloca em risco todos os planos que Malcom tinha para aquela noite, que deveria ser de festa e reflexão.

Cabe a Jim Brown contornar a situação e abrir os olhos do ativista para a importância de Cooke na luta contra o racismo, e que um modelo de batalha não anula outro. Pouco tempo depois, o músico e Clay voltam para o hotel e a debate recomeça.

Para saber se Malcom X vai conseguir convencer seus amigos a se converterem ao islamismo e se aliarem a ele na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, assista a Uma Noite em Miami na Amazon Prime.

Malcolm X e Cassius Clay conversando em um bar
A amizade com Malcolm X foi primordial para conversão de Ali ao Islã.

Uma Noite em Miami e os direitos civis

O filme Uma Noite em Miami, além de retratar um acontecimento chave na transformação de Cassius Clay em Muhammad Ali, também aborda a questão da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e a participação de Malcom X em uma organização conhecida como Nação do Islã.

O movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos começou em 1952 e durou até 1983, tendo como destaques nomes como Malcom X, os panteras negras, Rosa Parks, Martin Luther King, entre outros atletas e celebridades que lutavam por igualdade, fim dos racismo e pelo reconhecimento dos seus direitos civis.

A Nação do Islã é um movimento religiosos islâmico fundado em 1930, na cidade de Detroit nos Estados Unidos. A organização, que existe até hoje, agora com o nome de Comunidade Mundial do Islã e reúne aproximadamente 50 mil membros. Sendo liderada por Wallace Deen, filho de Elijah Muhammad, o líder que entrou em conflito com Malcom X nos anos 60.

Veja o trailer de Uma Noite em Miami

Deixe um comentário