CINEMA EUROPEU NA AMAZON PRIME: CAMILLE

Camille segurando uma máquina fotogrática e olhando para o lado.
Camille no meio das manifestações contra a violência do Seleka.

O filme Camille é uma produção europeia que está disponível no catálogo da Amazon. O enredo gira em torno da vida da fotografa francesa Camille Lepage, que passou grande parte da sua vida cobrindo conflitos na República Centro Africana.

A história começa com Camille tentando vender as fotos que fez durante a guerra civil no Sudão para um renomado repórter francês. Apesar de gostar das imagens, ele decide não comprar o material por não conseguir entender qual o tipo de fotografa ela é. 

Após ter seu trabalho rejeitado, Camille decide seguir a carreira embarcando de volta para a África, mas desta vez com destino à República Centro Africana. Um país que vive em constante ebulição após um recente golpe militar.

Assim que chega à capital do país, a jovem fotografa é acolhida por um grupo de universitários católicos que luta para sobreviver à violência e a perseguição do Seleka, um grupo paramilitar islâmico que deseja dominar o país.

Com o passar do tempo, a convivência faz com que Camille crie verdadeiros laços de amizade com Leila e Cyril, os líderes do movimento estudantil. A partir de então, além do trabalho, ela começa se envolver com o cotidiano dos novos amigos.

Pouco tempo depois de Camille, tropas da ONU chegam à República Centro Africana para tentar acabar com os conflitos entre católicos e muçulmanos e pacificar o país. A partir daí, a jovem fotografa ganha a companhia de outros profissionais experientes para cobrir o desenrolar da intervenção.   

Durante a estadia da ONU no país, o Seleka começa a perder força e uma milícia cristã liderada por Cyril surge para perseguir e se vingar de todos os muçulmanos que moram na capital da República Centro Africana, o que desencadeia uma verdadeira guerra civil.

Por ter contato e fácil acesso a Cyril, Camille consegue se infiltrar na milícia anti-Balaka e cobrir de dentro os eventos da guerra, com direito a testemunhar intensos combates. Apesar de conseguir fotos que melhoram a sua reputação, ela passa a correr risco de vida.

A situação que já é tensa, fica ainda pior quando os anti-Balaka decidem fazer um ataque final contra as lideranças do Seleka em um vilarejo próximo. Além de fotos impactantes, será que Camille conseguirá preservar a sua vida? Para saber como termina essa história, assista Camille na Amazon Prime.

Camille posando para foto rodeada pela milicia
A verdadeira Camille Lepage durante o conflito na República Centro Africana.

Camille e a guerra na República Centro Africana

Camille Lepage foi uma famosa fotojornalista francesa que se especializou em conflitos e guerras no continente africano. Ela se destacou por conta das fotos que tirou da guerra civil ocorrida na República Centro Africana entre os anos de 2013 e 2015. Sendo esse o seu último trabalho.

O pano de fundo do filme e o motivo de Camille estar no continente africano é a guerra civil na República Centro Africana. O conflito atual começou em 2013, quando milícia armada Seleka, que controla boa parte do país, decidiu interromper o cessar-fogo acusando o então presidente François Bozizé de romper o acordo de paz assinado entre as partes em 2007.

Veja o trailer de Camille

Gostou do filme? Conheça mais dicas na seção Cinema Europeu.

Não perca nenhum post! Siga o blog ou curta a página Tela Botequim.

Deixe um comentário