CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: A INCRÍVEL HISTÓRIA DA ILHA DAS ROSAS

Giorgio e Neuman sentados com uma festa ao fundo
Giorgio e Neumann durante umas das várias festas na Ilha das Rosas

O filme A Incrível História da Ilha das Rosas é uma produção italiana baseada em fatos que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo gira em torno da ideia genial de Giorgio Rosa, um engenheiro que decide criar uma ilha no mar da Itália.

A história começa na formatura de Giorgio. Durante a confraternização com seus colegas em um bar, ele reencontra Gabriella, um amor do passado. Após um longa conversa ele se oferece para levá-la em casa e aí sua vida começa a mudar.

Durante o caminho para a casa de Gabriella, eles são parados pela polícia. Pois o carro criado por Giorgio é ilegal. Incomodada por ser fichada na delegacia, ela chama o engenheiro de imaturo e louco, além de dizer que ele deveria criar o seu próprio mundinho.

Ao invés da ofensa fazê-lo repensar suas atitudes, desperta nele a ideia de criar uma ilha no mar, fora das fronteiras italianas. Assim ele poderá viver de acordo com suas próprias vontades sem precisar se submeter a nenhuma lei.

O primeiro passo para a realização desse sonho foi convencer seu amigo Maurizio, que trabalha e tem experiência em alto mar, a participar do projeto. Com a dificuldade de criar uma ilha comum, eles decidem construir uma plataforma semelhante às de petróleo e nomeá-la um país independente.

O que parecia ser um local tranquilo de refúgio passa se tornar uma balada em alto mar com a chegada de Neumann, um ex-militar alemão expatriado que ganhava a vida na Itália como promotor de festas.

Ele consegue convencer Giorgio e Maurizio, os donos da ilha, da viabilidade do empreendimento. E durante todo o verão europeu a ilha passa a abrigar festas diárias. O que deixa o trio feliz, pois eles finalmente conseguem a tão sonhada independência financeira.

Os problemas começam quando a ilha vira notícia em todos os jornais italianos, que relatam as intermináveis festas no agora território independente. O sucesso passa desapercebido do governo até que Giorgio tem a brilhante ideia de ir até a ONU reivindicar que sua plataforma seja reconhecida como um país.

Inconformado uma a atitude do engenheiro, o primeiro-ministro da Itália passa a procurar formas de sabotar o empreendimento. Pois ele não pode prendê-lo, já que a plataforma está fora dos limites do país.

Após algumas tentativas eles convencem os ajudantes de Giorgio a abandoná-lo, inclusive Neumann, o responsável pelas famosas festas da ilha. Mas nem assim o engenheiro desiste do seu sonho.

Para garantir a autonomia da ilha, Giorgio Rosas vai até o tribunal de Direitos Humanos em Estrasburgo pedir que eles intercedam no conflito com a Itália. Essa atitude cria um clima ainda mais tenso entre ele e o governo italiano, que promete sérias retaliações.

Será que Giorgio vai conseguir manter o seu sonho vivo, ainda mais agora que ele conta com a aprovação de Gabriella? Para saber como termina essa história, assista A Incrível História da Ilha das Rosas, na Netflix.

Giorgio Rosa com garrafa e copo na mão
O verdadeiro Giorgio Rosa em uma das festas em sua ilha.

A verdadeira história da Ilha das Rosas

O filme A Incrível História da Ilha das Rosas é baseado em uma história real que se passou no litoral de Rimini, norte da Itália em 1968. No ano anterior, o então engenheiro Giorgio Rosas projetou e financiou a criação de uma plataforma do Mar Adriático com 400 mts ².

Nos 55 dias de existência da autoproclamada República da Ilha Rosa, a plataforma abrigou festas, um bar e até uma central de correio. A aventura acabou em fevereiro de 1969, quando tropas da marinha italiana afundaram a ilha após prenderem seus representantes.

Veja o trailer de A Incrível História da Ilha das Rosas

Gostou do filme? Veja mais sugestões na galeria dedicada ao Cinema Europeu.

Não perca nenhum post! Siga o blog ou curta a página Tela Botequim.

Deixe um comentário