CINEMA HOLLYWOOD NA NETFLIX: MOSUL

Kawa agachado segurando um metralhadora
Kawa durante um momento decisivo na luta contra o Estado Islâmico

Mosul é uma produção de Hollywood (norte-americana) que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo gira em torno da participação de Kawa, um jovem policial que se junta à Swat, um grupo paramilitar iraquiano, na luta contra o Estado Islâmico na cidade de Mossul, a segunda principal do Iraque.

A história começa com Kawa e seu parceiro emboscados em um bar por integrantes do Estado Islâmico, enquanto tentavam prender dois integrantes do grupo terrorista. Em meio ao tiroteio, surge a Swat de surpresa para matar os terroristas e resgatar os policiais sitiados.

Após o resgate, Jasem, o líder do grupo paramilitar, e seu assistente Waleed decidem convidar Kawar para se juntar ao grupo e realizar uma missão secreta enquanto enfrentam outros terroristas do Daesh nas ruas e bairros da cidade.  

Em um primeiro momento o jovem policial hesita, pois seu amigo não foi convidado para integrar ao grupo. Após uma longa conversa e de ver o corpo de seu tio assassinado, ele decide abraçar a causa, mesmo sem ter confiança em seus novos companheiros e nem saber qual é a tal missão que irá participar.

Logo nas primeiras quadras, o grupo decide fazer uma pausa para descanso e alimentação em um hotel em ruínas. Porém, o que deveria ser um momento de faz em meio à intensa guerra, se torna uma tragédia após eles sofrem um ataque surpresa que acaba vitimando um dos integrantes da tropa, que já é reduzida.

Depois de se recomporem, eles decidem prosseguir com a missão em direção ao bairro onde se encontra o centro operacional do Estado Islâmico, tendo que passar por postos de controle e subornar militares do exército iraquiano. Enquanto isso, Kawa continua desconfiando se deu companheiros, que evitam de toda a maneira passar informações ao jovem.

Assim que se aproximam do que acreditam ser o quartel general do Estado Islâmico, o comboio da Swat é atacado em uma emboscada na principal rua do bairro. Mesmo conseguindo matar alguns terroristas, eles acabam perdendo mais um combatente, o que torna a missão do grupo cada vez mais difícil.

Após conseguirem escapar da emboscada, o grupo de Kawa decide se alojar no telhado de um prédio abandonado em enquanto decide qual é a melhor estratégia para atacar o centro operacional do Daesh, que se encontra a menos de uma quadra de distância.

Porém, para conseguirem realizar o ataque e, posteriormente seguir com sua missão, eles vão precisar entrar em acordo com uma milícia iraniana que está na região para combater o Estado Islâmico. Após uma tensa negociação, finalmente eles conseguem um lança míssil para explodir o que acreditam ser o quartel general dos terroristas.

O ataque é um sucesso, porém durante a troca de tiros com os terroristas, outro importante integrante do grupo acaba morrendo. A situação que já era trágica fica ainda pior, pois Jasem cai em uma armadilha preparada pelo Estado Islâmico e vem a falecer em seguida.  

Com a morte do líder e a confiança do restante do grupo abalada, cabe a Waleed e Kawa lideraram a investida final para cumprir a missão secreta, cujo alvo se encontra a duas quadras de distância. Para saber qual é a missão secreta que e se eles vão conseguir cumpri-la, assista a Mosul, na Netflix.

vista aéra da cidade de Mossul, em ruínas
Mossul é uma cidade em ruínas após a guerra contra o Estado Islâmico.

Mosul e o Estado Islâmico

Toda a ação de Mosul se passa na cidade de nome similar localizada no norte do Iraque e que, durante a guerra, foi o principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico. A cidade de Mossul é uma cidade histórica no Oriente Médio, sendo capital da província de Nínive, a região onde se concentra os principais poços de petróleo do Iraque. Por isso, foi escolhida como centro operacional do Daesh durante a Guerra.  

O temido Estado Islâmico é uma organização jihadista criada com base nas leis da religião islâmica criada em após a invasão norte-americana ao Iraque em 2003. O objetivo de seus líderes, dissidentes da Al-Qaeda, era expandir as ações terroristas durante a Guerra do Iraque para criar um estado próprio em partes do território iraquiano e da Síria.

Veja o trailer de Mosul

Gostou da dica? Veja mais sugestões na categoria Cinema Hollywood.

Não perca nenhum post! Assine grátis o blog ou curta a página Tela Botequim.

Deixe um comentário