CINEMA AFRICANO NA NETFLIX: A LIÇÃO DE MOREMI

Moremi falando ao microfone
Moremi precisa enfrentar um tribunal na universidade para provar ser vítima de estupro.

O filme A Lição de Moremi é uma produção africana que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo, baseado em fatos, retrata a luta de uma jovem que precisa enfrentar o preconceito e o machismo da universidade para provar que sofreu assédio sexual do seu professor de pós-graduação.

A história começa dois anos antes da chegada da jovem à universidade, quando um ato mexeu com a comunidade local. Após assediar uma aluna oferecendo boas notas em troca de sexo, um professor cai em uma embosca armada por ela e o namorado e acaba falecendo em decorrência disso.

Agora somos transportados para o presente e vemos Moremi conversando com sua advogada minutos antes de entrar em uma audiência com os reitores da universidade onde estuda. Eles serão responsáveis por apurar a acusação de assédio e tentativa de estupro feita por ela contra N’Dyare, seu professor de Relações Internacionais.   

Moremi é a estudante mais jovem do curso de pós-graduação e também a aluna mais inteligente da turma, que desperta a atenção de N’Dyare em sua pessoa. Em contrapartida, a jovem nutre admiração e respeito pelo currículo do professor e história de vida de seu professor.

A partir de então, a história é contada em dois tempos. Primeiro com os relatos de professor e aluna na audiência, intercaladas com cenas contando o que realmente aconteceu entre eles desde que se conheceram na entrada da universidade até as vésperas do julgamento.

O primeiro contato em entre eles fora da sala de aula acontece na área externa da universidade. Enquanto Moremi está se despedindo dos colegas para ir para casa, o professor está enfrentando problemas para se adaptar ao câmbio manual do carro cedido pela instituição. Nesse instante, a jovem se oferece para ajudá-lo.

Após esse contato, N’Dyare procurada encontra pretexto para ficar a sós com ela, passando a assediá-la. Moremi, porém, refuta todas as tentativas do professor em conseguir sexo, pois ela está começando uma relação com Koyejo, um aluno graduando de medicina.

O constante assédio do professor torna o convívio entre eles extremamente desconfortável para a jovem, que passa a evitá-lo e a se queixar com o então namorado. A situação fica ainda pior quando ela aceita o convite o professor para uma viagem, junto com a classe para um período de intercâmbio em Senegal.

Entre os passeios em grupo pelos principais pontos turísticos de Dakar, N’Dyare percebe Moremi sempre desconfortável por estar enfrentando uma crise em seu relacionamento e procura de todas as formas uma brecha para continuar o seu assédio.

Mesmo conseguindo fugir e evitar um contato mais próximo com o professor, Moremi acaba ficando a sós com ele após uma festa que ele organizou em sua casa com a desculpa de promover uma integração maior entre a classe. Nesse momento, entre promessa de um cargo na ONU, o sonho da garota, e elogios à sua tese e mestrado, N’Dyare parte para cima dela e tenta estuprá-la.

Agora, Moremi precisa convencer o conselho da universidade da veracidade do seu testemunho, apesar dele ser constantemente desqualificado pelo professor, que tenta a todo o momento jogar a responsabilidade do assédio para ela.

Será que Moremi vai conseguir superar o machismo e o preconceito e provar que foi vítima de assédio por parte do renomado professor? Para saber o final dessa história, assista A Lição de Moremi, na Netflix.   

Fachada da Universidade de Lagos
A Universidade de Lagos foi uma das instituições mencionada no documentário “Sex for Grade”

A Lição de Moremi e o “sexo por notas” na Nigéria

O filme A Lição de Moremi, baseado em fatos, tem como pano de fundo um assunto muito sério na Nigéria, o assédio sexual de professores, que oferecem boas notas às alunas em troca de sexo.

A história é baseada em um documentário da BBC chamado “Sex for Grade” realizado em 2019, onde repórteres infiltradas nas universidades da Nigéria e, com uma câmera escondida, filmaram o assédio de professores, que ofereciam notas em troca de sexo. Após investigações do governo local três professores foram suspensos de seus cargos.

Veja o trailer de A lição de Moremi

Gostou do filme? Veja outras sugestões na categoria Cinema Africano.

Não perca nenhum post!Assine grátis o blog ou curta a página Tela Botequim.

Deixe um comentário