CINEMA ORIENTE MÉDIO NA NETFLIX: REGAGTTA (2017)

Regatta na cama falando ao telefone
Reggata desconfia do adultério de sua cunhada e gera uma crise na família.

O filme Regatta é uma produção egípcia que está disponível na Netflix. O enredo aborda o submundo da periferia do Cairo, regado a drogas e prostituição, sob a ótima de Regatta, um jovem que tenta se livrar do passado, com o sonho de viajar à Europa para reconstruir a vida.

A história começa com Regatta em uma perseguição de moto fugindo de ladrões, pois ele está com uma carga muito valiosa e precisa fazer a entrega. Após conseguir se livrar de seus perseguidores, ele finalmente contra Sary, traficante local para quem ele presta alguns serviços, e faz a entrega da mochila com a mercadoria.

Após ser humilhado pelo “patrão” por não ter um pai, o jovem chega em casa decidido a arrumar uma forma de, ao lado da mãe, sair do Egito e recomeçar a vida longe do estigma de ser bastardo, o que tem lhe fechou diversas portas durante a vida.

Além de Regatta e sua mãe, Sabah, moram na mesma casa seu meio irmão Awad e a esposa Nasrah, filha de um dos vizinhos. A convivência entre eles é conflituosa, pois Awad não consegue encontrar uma ocupação para ajudar no sustento da casa e passa os dias se drogando, o que incomoda a todos.

Inconformado com a sua situação e sem a perspectiva de um futuro melhor no país, Regatta vai procurar Sary em busca de um trabalho que lhe renda dinheiro suficiente para os passaportes e passagem com destino à Itália. De acordo com o traficante, ele receberá um bom dinheiro caso consiga transportar drogas do exterior para o Cairo.

Depois de finalmente concluir o serviço e receber 250 mil libras egípcias, o jovem dá entrada nos passaportes no mercado negro e conta os dias para a viagem redentora, porém uma tragédia vai mudar completamento os seus planos.

Durante uma noite comum, Regatta percebe que Nasrah está marcando encontro com um amante misterioso. Após tentar segui-la pelas ruas, sem sucesso, o jovem decide voltar para casa. Assim que Awad chega na residência, ele decide contar toda a verdade sobre a cunhada, quando uma briga generalizada começa e termina com Awad caindo pela janela e morrendo.

A partir desse momento, Regatta decide fugir antes que a polícia chega ao local e comece as investigações sobre o ocorrido. Durante o interrogatório preliminar, Nasrah e Sabah dão versões diferente sobre o acontecido naquela noite.

Enquanto Nasrah afirma que não estava presente durante a discussão e decide se refugiar na casa de Sary, o seu amante. Sabah assume ter empurrado o filho pela janela durante a briga, evitando que as suspeitas caiam sobre Regatta, que está desaparecido.

Alguns dias depois, Regatta reaparece no bairro e descobre que a sua mãe está presa na delegacia local e que deve ficar lá até o final das investigações. Inconformado com a situação, ele decide ir procurar Nasrah para que ela mude a sua versão sobre o incidente, recuperar o dinheiro que ela roubou e se vingar pela traição ao meio-irmão. 

A intenção o jovem é recuperar o dinheiro para bancar tratamento da sua mãe, que anda com a saúde frágil e, em seguida, se entregar para a polícia assumindo a culpa pelo incidente que vitimou Awad. Porém, ele precisa correr contra o tempo, pois o rígido investigador Omar lhe dá apenas 24 horas para se entregar, sob a ameaça de transferir sua mãe para um presídio local.

Será que Regatta vai conseguir recuperar o dinheiro, se vingar de Nasrah e libertar a sua mãe da delegacia em tão pouco tempo? Para saber o final dessa história, assista Regatta, na Netflix.

Prédios com carros à frente
Cairo, a capital do Egito, é o cenário de Regatta

Regatta e o submundo do Cairo

O pano de fundo de Regatta é a caótica situação em que está mergulhada a periferia do Cairo, com jovens envolvidos com o tráfico de drogas.  O Egito é reconhecidamente uma país com vasta produção de ópio e cannabis, além de ser porta de entrada de drogas no Oriente Médio, devido à sua localização geológica.

De acordo com dados do Ministério da Solidariedade Social do país, o Egito tem uma alta taxa de dependentes químicos, na faixa dos 10% da população, o dobro da média mundial. Sendo a maioria deles localizados em grandes centros como Cairo e Giza.

A droga mais consumida entre os egípcios é o Tramadol, pois tem acesso mais fácil e um custo mais barato, sendo o preferido das populações mais pobres. Em seguida vem a maconha e a heroína entre os narcóticos mais consumidos.

Veja o trailer de Regatta (2015)

Gostou do filme? Visite nossa seção dedicada ao Cinema do Oriente Médio para mais dicas.

Não perca nenhum post! Assine grátis o blog ou curta a página Tela Botequim.

Deixe um comentário