CINEMA HOLLYWOOD NA NETFLIX: THE POST (2017)

Kay e Bradlee juntos na sala com porta ao fundo
Ben Bradlee (Hanks) à espera da decisão de Kay que pode mudar para sempre a história do jornal

The Post é uma produção de hollywoodiana que está em destaque no catálogo na Netflix. O enredo trata da descoberta de documentos secretos do Pentágono referente à Guerra do Vietnã sob a ótica dos jornalistas do Washington Post, um jornal que, no início da década de 1970, lutava para sobreviver.

A história começa em meados dá década de 1960, quando um jornalista chamado Daniel Ellsberg, que trabalhava na cobertura da Guerra do Vietnã, rouba documentos e relatórios secretos do Pentágono com informações sobre o andamento das missões das tropas norte-americanas no país asiático.

Anos mais tarde, com a guerra já próximo ao fim e os Estados Unidos sob o comando de Nixon, trechos destes documentos ultrassecretos começam a vir à tona a partir de uma publicação do New York Times, um dos jornais mais influentes da época. A publicidade desse relatório causa pânico presidente, que usa de todas as sua ferramentas para censurar o veículo.

Enquanto isso, Kay Graham, herdeira do Washington Post, luta para conseguir capitalizar o seu empreendimento como lançamento de ações na bolsa e assim manter vivo o legado de seu pai, o fundador do grupo de comunicação.

Com o principal jornal do país sob risco de censura e sem poder publicar mais trechos do Relatório McNamara, que detalha os equívocos da operação norte-americana no Vietnã, Ben Bradlee, editor chefe do Post, vê uma oportunidade única de sacudir a política e transformar o veículo que comanda em um jornal de relevância nacional.  

Porém, para colocar o seu plano em prática, ele precisa ter acesso aos mesmos documentos que estão na mão no New York Times. Após tentar, sem sucesso, usar a influência de Kay para chegar em McNamara e obter uma cópia do relatório, ele é salvo por Ben Bagdikian, seu jornalista mais antigo.

Antes de se tornar funcionário do Washington Post, Bagdikian trabalhava junto com Ellsberg e também tinha acesso à empresa que fazia a segurança do Pentágono. Após algumas ligações, ele finalmente consegue o contato do amigo que está desaparecido e marca um encontro em um local seguro.

Ao chegar ao encontro, Bagdikian finalmente consegue ter uma noção com o tipo de informação que está se envolvendo, pois seu amigo guardou pilhas e mais pilhas com cópias de documentos federais. Após uma longa conversa e autorização de Bradlee, o jornalista volta para a capital com mais de 4 mil páginas do relatório produzido por McNamara.   

Assim que chega à casa de Bradlee com os documentos, o jornalista, o editor e demais colegas de redação começam a ler e organizar as páginas, passando a ter uma ideia das informações estarrecedoras que os antigos presidentes norte-americanos esconderam do povo para manter a sua máquina de guerra funcionando.  

Com parte das informações em mãos, Bradlee inicia uma dura disputa com o setor jurídico e conselheiros do Washington Post, que defendem a não publicação do material obtido por Bagdikian. Eles acreditam que ao tornar público o Relatório McNamara, jornal pode sofrer retaliações do governo e perder os seus investidores, o que levaria o grupo.

A decisão entre publicar as informações secretas ou não, está nas mãos de Kay, que precisa decidir entre fazer jornalismo ou preservar legado de seu pai e não bater de frente com políticos poderosos. Para saber qual foi a decisão de Kay e as suas consequências, assista The Post na Netflix.

soltados norte-americanos ao lado vietnamitas assustados
A Guerra do Vietnã foi o motivo do primeiro escândalo do governo Nixon

The Post, a Guerra do Vietnã e o Relatório McNamara

The Post, além de retratar as dificuldades passadas pelo jornal Washington Post em meados da década de 70 quando ainda apesar um veículo regional e não o gigante de mídia que é hoje, tem como pano de fundo a Guerra do Vietnã e o vazamento do Relatório McNamara, um dos primeiros escândalos da governo Nixon.

O Relatório McNamara, também conhecido como Pentágono Papers, é um documento ultrassecreto com mais de 14 mil páginas com todas as análises e planejamentos estratégicos realizados pelo governo norte-americano durante os primeiros anos da Guerra do Vietnã. Essa guerra vitimou mais de 58 mil soldados, sendo considerada o maior vexame militar dos Estados Unidos.

Veja o trailer de The Post

Gostou do filme? Então confira outras dicas em nossa seção dedicada ao Cinema de Hollywood

Não perca nenhum post! Assine grátis a página ou curta a página Tela Botequim

Deixe um comentário