CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: MIGNONNES (CUTIES)

Amy e Angélica brincando com os seus cabelos
Amy (esq.) cria uma amizade verdadeira com Angélica, líder das Mignonnes

O filme Mignonnes, também conhecido como Cuties, é uma produção francesa que chegou recentemente no catálogo da Netflix e vem causando polêmica. O enredo aborda a questão da sexualização de adolescentes na França sob a ótica de Amy, uma jovem de 11 anos, que sonha em fazer parte de um grupo de dança. Para isso ela precisará se opor aos valores islâmicos de sua família.

A história começa com a chegada de Amy e sua família à uma nova residência em Paris, pois seu pai decidiu abandonar a todos e voltar para o Senegal, onde irá se casa com a segunda esposa. Essa mudança faz com que ela passe a não aceitar a nova realidade familiar e a questionar os valores conservadores nos quais foi criada.

O primeiro choque de valores acontece quando ela passa a frequentar o templo islâmico levado por sua mãe e, ao mesmo tempo, vê meninas de sua idade ensaiando para participarem de um concurso de dança na cidade, o que faz ficar encantada.  

Quando começa a frequentar o novo colégio, Amy percebe que o grupo de dançarinas que via dançando é o mais popular da escola. Assim ela decide que tentar se aproximar e estreitar os laços com as meninas, apesar de todas as diferenças que existem entre elas.

O primeiro passo é conhecer e se aproximar de Angélica, líder do grupo, que mora no mesmo conjunto residencial. Conforme vai conquistando a confiança da nova amiga, ela passa a fazer parte do cotidiano das Mignonnes, sendo responsável por filmar os ensaios e postar nas redes sociais.

Com o passar o tempo, a convivência com as meninas do grupo começa a refletir no comportamento de Amy, que se torna mais rebelde, sendo mais evidente quando ela decide usar roupas mais curtas como blusinhas e shorts. O que vai na contramão dos valores com os quais a família tenta educá-la.

Assim que uma das meninas é excluída do grupo, Amy vê a oportunidade de ganhar um papel mais relevante nas Mignonnes. E para isso, ela passa a tomar atitudes mais agressivas para impressionar as amigas e marcar sua posição.

A sua primeira atitude, inspirada por vídeos de dançarinas adultas, é adicionar coreografias com conotação sexual aos passos que as meninas ensaiavam, na esperança de impressionar a todos. Em seguida, a jovem rouba o dinheiro de sua mãe para comprar roupas e maquiagens para que o grupo possa criar um visual de impacto para o concurso de dança.  

A situação que já era complicada dentro de casa, fica ainda pior quando Amy posta suas partes íntimas nas redes sociais para mostra que ela não é mais uma menina, mas sim uma mulher. Para marcar essa mudança de comportamento, ela decide usar roupas mais decotadas e mais justas.

O que foi feito para impactar e aumentar a popularidade do grupo, acabou se tornando a ruína da vida de Amy. Pois, além de ser expulsa do grupo porque as meninas temiam ficar com má fama, ela também teve que enfrentar a repercussão de seus atos dentro de casa.

Será que Amy vai conseguir convencer suas amigas a lhe dar mais uma chance? E em casa, como será que a família vai lidar com a exposição indesejada e rebeldia da jovem? Para saber o final dessa história, assista Mignonnes (Cuties) na Netflix.

Menina com roupas de luxo na capa de revista
A polêmica capa da Vogue que reacendeu o debate sobre hiper sexualização infantil na França.

Mignonnes e a sexualização de adolescentes na França

O filme Mignonnes (Cuties) retrata as dificuldades da inserção de uma jovem criada sob os preceitos do islã na sociedade francesa. O pano de fundo da história é uma questão atual, a hipersexualização de jovens que acabam de entrar na adolescência.

A França é um país que vive um enorme conflito em lidar com esse tema. Por exemplo, em uma pesquisa de 2017 aponta, que no país, 37% das crianças e adolescentes sofrem de transtornos alimentares. Isso acontece porque elas são constantemente expostas a padrões de beleza erotização do corpo feminino em propagandas que usam cada vez mais o conceito de Lolita para venderem os seus produtos.

Uma das medidas tomadas pelo Senado francês foi proibir a realização de concursos de beleza infantil, pois, segundo eles, esses concursos estimulavam a sexualização do corpo das meninas, o que não é saudável para o seu desenvolvimento.

Veja o trailer de Mignonnes (Cuties)

Gostou de Mignonnes (Cuties)? Veja nossas outras dicas de Cinema Europeu.

Não perca nenhuma dica! Assine grátis o blog ou curta Tela Botequim.

Deixe um comentário