CINEMA INDIANO NA NETFLIX: MANTO (2018)

Saadat Manto sentado com caderno e lápis na mão.
Manto durante eu precário trabalho no Paquistão

Manto é um filme indiano que está presente no catálogo na Netflix. Baseado em uma história real, o enredo narra a vida do polêmico escritor indo-paquistanês Saadat Hasan Manto’s, que foi obrigado a deixar a Índia e se mudar com a família para o Paquistão, onde passou a viver momentos de crise que quase colocaram tudo a perder.

A história começa em meados de 1946, um ano antes da independência na Índia, com Saadat se reunindo com amigos em um café para comemorar a absolvição em mais um processo que definia a sua obra como obscena, atentando contra os valores morais da sociedade.  

Se perante os seu pares o escritor desfruta de reconhecimento e prestigio, na sua vida pessoal, Hasan vê uma sequencia de acontecimentos que vão mudar para sempre a sua vida e a da sua família.

O primeiro desses acontecimentos é a independência da Índia, em 1947. Ela enche toda a população de esperança de uma vida melhor longe da influência e das normas britânicas, além da possibilidade da criação de uma sociedade que respeite os valores indianos.

Porém, o que parece ser uma época próspera para a população, na verdade é o inicio de uma luta entre hindus e muçulmanos em busca de protagonismo na sociedade e na política do país que acaba de nascer.

Essa briga entre hindus e muçulmanos chega ao cotidiano de Saadat com a constante ameaça de atentados ao grupo de televisão em que ele trabalha e por um comentário de seu amigo Shyam. Ele admite que mataria o escritor caso um conflito armado entre as duas vertentes religiosas se formasse em Mumbai.

Preocupado com as constantes ameaças ao seu grupo religioso e a segurança da família, Saadat decide se mudar com a família para Lahore, que agora pertence ao recém-criado estado do Paquistão, formado em sua maioria por muçulmanos.

A realidade no novo país é bem diferente do que ele havia se habituado em Mumbai. Agora, ele se vê rodeado de pobreza, o que influi negativamente em sua capacidade de escrita e a dificuldade em conseguir sustentar a família. Pois o valor pago por sua obras é muito baixo no novo mercado editorial recém-criado.

As dificuldades e a desilusão fazem Saadat se torne alcoólatra, passando os dias entre os escritos em seu quarto e as garrafas de bebidas nos bares próximos à sua casa. O novo hábito impacta negativamente em sua vida, pois além de escrever textos com menor qualidade, ele também passa a negligenciar a família.

Essa situação leva a um momento crítico na vida do autor, pois enquanto sua família passa a evita-lo por causa do alcoolismo, o estado do Paquistão o processa devido a um texto considerado obsceno por tratar de temas sexuais e conter palavras impróprias de acordo com os valores islâmicos.

Será que Saadat Hasan vai conseguir vencer mais essa batalha na justiça e provar o seu valor como um dos principais escritores do idioma urdu? E a relação com a sua família, qual caminho tomará? Para saber o final dessa história, assista a Manto, na Netflix.

Manto sentado com caderno e lápis em mãos
O verdadeiro Hasan Manto com seus inseparáveis caderno e lápis.

Manto e a história da Índia e do Paquistão

O filme Manto tem como foco principal da vida do polêmico escritor Saadat Hasan Manto, que nasceu em na região do Punjab, fronteira da Índia com o Paquistão, em 1912. Ele viveu a maior parte da sua vida em Mumbai, onde foi reconhecido como maior escritor em língua urdu, tendo escrito 22 coletâneas de pequenas histórias, romances e séries de rádio. Além, é claro, de ter sido acusado 6 vezes por suas obras, que relatavam a crueza da vida real, serem consideradas obscenas.

Já o pano de fundo da história é a independência da Índia em 1947 e os conflitos entre hindus e muçulmanos que sucederam a criação do novo país. Com a saída dos britânicos da Índia, houve uma intensa disputa pelo por entre as principais vertentes religiosas. Os violentos conflitos entre hindus e muçulmanos na região da Caxemira e do Punjab levou à criação do Paquistão, que se tornou um país islâmico e permitiu que a os hindus fosse maioria na Índia.

Veja o trailer de Manto (2018)

Gostou dessa dica? Veja mais em na seção dedicada ao Cinema Indiano

Não perca nenhuma novidade! Assine grátis o blog ou curta Tela Botequim

Deixe um comentário