CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: REDE DE ÓDIO

Giemza e Beata com parede ao fundo
Giemza e Beata planejam um novo ataque nas redes sociais.

O filme Rede de Ódio é uma produção polonesa que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo aborda a questão das fake news e publicações de ódio nas redes sociais sob a perspectiva de Tomasz Giemza, um jovem que, após ser expulso da universidade, passa a trabalhar com produção de conteúdo online.

A história começa com Giemza sendo expulso do curso de direito da universidade de Varsóvia por ter cometido plágio. Para evitar maiores problemas com os responsáveis por pagar o seu curso, os tios Zofia e Robert, ele decide viver uma farsa e agir como se nada tivesse acontecido.

Além de manter a mentira de pé, ele decide aumentar a ilusão de ser bem sucedido e aluga um apartamento em uma das áreas mais nobres da capital da Polônia. Com isso ele consegue impressionar Gabi, uma prima por quem ele é apaixonado desde a infância.

Para manter essa nova realidade, o jovem abandona o estágio onde é responsável por monitoramento de redes sociais e começa a procurar um emprego de maior relevância em agências de marketing. Por sorte, em uma festa em que ele vai com a prima, Giemza encontra Beata, dona da Best Buzz, uma empresa famosa por nãos ser muito ética.

Após apresentar a estratégia criação e divulgação de fake news nas redes sociais para destruir a carreira de uma influenciadora fitness, Tomasz finalmente consegue o emprego dos sonhos e a sua vida muda drasticamente.

O que parecia um mundo perfeito começa a ruir quando, durante uma festa na casa de seus tios, o jovem decide contar para Gabi toda a verdade sobre não estar mais na universidade. Ela não consegue manter o segredo e acaba delatando Giemza para os seus país, que ficam desapontados com a traição do jovem e passam a rejeitá-lo.

Em um primeiro momento, ele tenta remediar a situação e reconquistar a confiança de seus tutores com a promessa de reembolsar os gastos que eles tiveram com seus estudos. Porém, com a negativa de seus tipos, Tomasz, tomado por ódio, decide arquitetar com vingança contra quem considerava sua família.

E o destino se encarregou de ajudar o jovem. A sua primeira tarefa importante na nova agência é criar e espalhar conteúdos para atacar a credibilidade de Pawel Rudnicki, um político progressista candidato à prefeitura de Varsóvia que, por coincidência, tem o tio Robert como um de seus principais apoiadores.

As primeiras estratégias de Giemza para atacar o político e iniciar sua vingança são colocar uma escuta na casa de seus familiares e usar a influência da tia Zofia para se aproximar de Rudnick, conseguindo uma vaga em sua equipe de marketing. Assim ele terá informações privilegiadas de seus alvos.

Assim que consegue mapear os pontos fracos de Rudnick, o jovem cria uma complexa rede de perfis e páginas de ódio para espalhar fake news, estimulando simpatizantes conservadores a protestarem, com violência, contra as ideias progressistas do candidato.

Com o sucesso da campanha de difamação, Tomasz decide dar um passo adiante em sua estratégia e recruta um extremista para a realização de atos e ataque terrorista à campanha de Rudnick, com o ato final sendo o assassinato do candidato em seu último ato de campanha, onde seus tios estarão presentes.

Será que Giemza vai conseguir se vingar dos seus familiares? E quais serão as consequências de seus atos de ódio? Para saber o final da história, assista Rede de Ódio na Netflix.

Vista área do centro de Varsóvia
Varsóvia, a capital da Polônia, é o cenário de Rede do Ódio

Rede de Ódio e as fakes news

O pano de fundo do filme Rede de Ódio é um tema bastante atual, a criação de redes para publicação e disseminação de fake News e discursos de ódio para atacar personalidades e políticos. O que acaba inflamando o ânimo das pessoas comuns e cria cenários de intolerância que podem levar situações trágicas.

A questão da fake news não é um debate sensível apenas na Polônia. Eventos como o Brexit e as eleições norte-americana e brasileiras são alvos de suspeitas de contarem com a interferência de grupos especializados na criação e disseminação para favorecer um ou outro candidato ou mudança na política dos países.No Brasil há um projeto de lei para  combater a disseminação de fake news e discursos de ódio na internet.

Veja o trailer de Rede de Ódio

 

Gostou do filme? Visite nossa galeria dedicada ao cinema europeu para mais dicas de filme.

Não perca nenhum post! Assine grátis o blog ou acesse a página do Tela Botequim

 

 

Deixe um comentário