CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: WASP NETWORK: REDE DE ESPIÕES

Manuel e Olga em um restaurante
Manuel Viramontez se encontra com René e Olga em um restaurante de Miami

O filme Wasp Network: Rede de Espiões é uma coprodução entre Espanha, França, Bélgica e Brasil que estreou recentemente no catálogo da Netflix. O enredo fala sobre a Rede Vespa, uma organização composta por espiões cubanos enviados à Miami para se infiltrar em das células de dissidentes que desejavam derrubar o regime comandado por Fidel Castro e conseguir informações de futuros ataques ao país.

O ponto de partida da história é a deserção de René González, um instrutor de aeronáutica que rouba um avião e parte para Miami para se alistar em uma das células contrarrevolucionárias, no caso a FNCA (Fundação Nacional Americano-Cubana). Para isso, ele deixou a esposa Olga e a filha para trás, causando um grande incomodo para elas que permaneceram na ilha.

Assim que chega à Miami, René se encontra com Jose Basulto, líder do FNCA que promete a ele uma boa remuneração caso ele aceite participar do grupo. A sua missão será monitorar o mar que separa Miami de Cuba e ajudar na localização e resgate de pessoas que estão deixando o país rumo ao Estados Unidos.

Com o passar do tempo, René ganha a confiança do grupo e começa a participar de outras ações secretas, como transporte de cocaína, atividade que a célula realiza para arrecadar fundos para a manutenção dessas atividades. Nesse meio tempo ele conhece Juan Pablo Roque, um militar cubano especialista em aviação que decidiu desertar e se juntar ao grupo na luta para derrubar o regime castrista.

As afinidades e a objetivo comum criam um laço forte de amizade entre Juan e René, apesar de criarem caminhos distintos nos Estados Unidos. Enquanto René foca no trabalho e aguarda a possível chegada da esposa, o ex-militar passa a trabalhar também como espião para o FBI em troca de muitos dólares e de uma vida mais confortável ao lado de Ana Magarita Martinez, com quem acaba de se casar.

A vida da dupla que está estabilizada, muda radicalmente quando, finalmente a Rede Vespa é colocada em prática. A chegada de Manuel Viramontez para liderar o grupo dá início às operações de espionagem do grupo, que conta com aproximadamente dez pessoas espalhadas pelas diversas organizações contrarrevolucionárias.

O trabalho clandestino da Rede é um sucesso, pois eles conseguiram evitar mais de 70 atentados à econômica cubana e ajudar o governo na prisão de terroristas financiados pela FNCA para atacar a ilha. Porém, a situação começa a desandar quando Juan Pablo decide desertar e voltar à Cuba, deixando o amigo como único ponto de referência entre os espiões.

A partir deste momento, a FNCA começa a suspeitar da existência de outros espiões e passa a diversificar sua atuação, contratando mercenários na América Central para a realização dos atentados, inclusive a bem sucedida explosão em três hotéis na principal área turística de Cuba.

Mesmo com toda as dificuldades, René segue trabalhando e conta com a ajuda da esposa, que conseguiu viajar para Miami para reunir novamente a família. Ele descobre o plano para atentar contra a vida de Fidel em congresso na Venezuela. Com isso, o governo cubano conta com a ajuda do FBI e prende os terroristas enquanto eles estão a caminho do congresso, evitando assim mais um atentado à vida do grande líder.

Se a informação ajudou a preservar a vida de Fidel, ela colocou a vida de todos os integrantes da Rede Vespa em perigo, pois o governo norte americano, após descobrir suas identidades, prendeu todos os integrantes que estavam no país sob a acusação de espionagem.

Agora como ficará a vida de René que está preso nos Estados Unidos? E a sua Olga, como ela fará para sustentar a família enquanto vive sob constante ameaça de deportação devido as atividades do marido? Para saber como termina essa história, assista Wasp Network: Rede de Espiões, na Netflix.

close de René González com carro ao fundo
René González é o único dos Cinco Cubanos que está em liberdade.

Wasp Network: Rede de Espiões e a Rede Vespa

Nas primeiras décadas após a Revolução Cubana, Fidel Castro viu o país sofrer os mais diversos ataques externos, principalmente oriundo de grupos de dissidentes que estavam exilados em Miami, nos Estados Unidos. Sendo o principal deles o episódio conhecido como Baía dos Porcos.

Por causa disso, ele decidiu criar a Rede Vespa e enviou uma equipe de espiões para os Estados Unidos, sob o pretexto de deserção, para que eles se infiltrassem nos grupos anticastristas e avisassem sobre os planos de ataque.

A Rede Vespa atuou de meados de 1988 até 1988, quando o FBI prendeu todo o grupo. Os principais nomes do grupo eram Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González, também conhecidos como “Os cinco cubanos”.

Veja o trailer de Wasp Network: Rede de Espiões

 

Gostou do filme? Veja nossa outras sugestões de filmes europeus

Não perca nenhum post! Assine grátis o blog ou acesse a página Tela Botequim

 

Deixe um comentário