CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: EFEITO PIGMALEÃO

Samia na reunião com professores.
Samia chega à nova escola para aconselhar e ajudar os alunos problemáticos da instituição.

O filme Efeito Pigmaleão é uma produção francesa que chegou recentemente no catálogo da Netflix. O enredo aborda as dificuldades encontradas por Samia Zibra, a conselheira responsável pelo Centro Estudantil, em lidar com as dificuldades do dia a dia em uma escola pública no subúrbio de Paris.

A história começa com a chegada de Samia à escola no primeiro dia do ano letivo. Além de se apresentar aos professores, ela precisa organizar a nova forma de trabalhas dos instrutores e tomar conhecimento da dura realidade que encontrará na nova escola.

Já no seu primeiro dia de trabalho, enquanto ela se adapta à nova rotina, um aluno chega à sua sala e ela precisa mediar a situação. Esse é o primeiro contato dela com Yanis, um aluno problemático que tem uma história semelhante à sua e por quem Samia desenvolve um afeto especial.

Tal qual a conselheira, o jovem também têm um parente cumprindo pena do presídio local e isso interfere diretamente em suas atitudes de revolta e insubordinação dentro da escola, pois falta a ele o exemplo de pai que possa guiá-lo. Sendo que este papel é desempenhado por Fodé, seu melhor amigo, que ganha vida vendendo drogas nas ruas de Saint-Denis.

Com um histórico familiar conturbado, o jovem Yanis não acredita ter um futuro diferente dos outros jovens pobres que moram no mesmo conjunto habitacional, fazendo com que ele não se dedique às aulas e constantemente entre em conflito com os professores.

Além dos problemas com Yanis, a conselheira também precisa lidar com Dylan, um de seus assistentes, que além de apresentar um comportamento imaturo, ajuda alunos a escaparem de advertências e punições em troca de favores como, por exemplo, comprar drogas dentro da escola.

Em meio a todo esse ambiente desafiador e, também enfrentando problemas de relacionamento com seu namorado que está preso, Samia encontra seu único ponto de apoio no professor Boufarra. Ele que, além de ministrar aulas de matemática, é o orientador da turma de alunos problemáticos do nono ano é a pessoa que está sempre próximo dela nos momentos mais difíceis.

Graças ao apoio do professor, ela ganha ânimo para continuar na sua missão de ajudar os alunos a conseguirem encontrar alguma expectativa de vida melhor, apesar de todo o entorno complicado que encontram na vida pessoal e se dedicarem aos estudos.

Após muitas conversas com o jovem Yanis, a conselheira finalmente consegue encontrar um estímulo para que ele se dedique aos estudos, um curso profissionalizante para produção de cinema. A partir dessa nova esperança de futuro, o jovem passa a ter uma melhora em seu rendimento acadêmico, porém uma tragédia pode colocar tudo a perder.

Assim que começa a obter melhores notas na escola, Yanis vê o seu melhor amigo morrer em um acidente de carro e isso o abala completamente. Tendo como primeiro reflexo a volta da insubordinação e a troca de ofensa com os professores. Por causa desse comportamento, ele é levado a julgamento no conselho escolar, sendo ameaçado de expulsão o que acabaria com seus sonhos de um futuro melhor.

Será que Samia vai conseguir convencer a direção e os professores a manter o jovem na escola e preservar o seu futuro? Para saber como termina essa história, assista Efeito Pigmaleão na Netflix.

Vista aérea de Saint-Denis
Saint-Denis,é a cenário onde se passa Efeito Pigmaleão.

Efeito Pigmaleão e a educação na França

O pano de fundo de Efeito Pigmaleão é a questão da escola pública na França e como o cotidiano do subúrbio afeta o rendimento dos alunos. A escola fica em Saint-Denis, uma cidade que fica nos arredores do país e é conhecida por ter uma grande concentração de imigrantes de ex-colônias francesas como Argélia, Marrocos e Tunísia. Essa região também é conhecia pelo alto índice de desemprego, além de furtos e roubos.

Outro ponto abordado no filme é a estruturação do ensino na França, onde há a divisão entre as matérias obrigatórias e as matérias optativas, essa onde há pouca adesão dos alunos, pois eles não se sentem estimulados a aprender matérias como artes e línguas antigas como latim e grego. Por isso, o atual governo francês está alterando a carga e a pontuação dessas matérias no ensino básico para atrair mais alunos.

 

Veja o trailer de Efeito Pigmaleão

Não perca nenhum post, assine grátis o blog ou acessa a página Tela Botequim

Deixe um comentário