CINEMA LATINO NA NETFLIX: SONORA

alma dirigindo carro
Alma precisa cumprir o acordo do marido e cruzar o deserto de Sonora com os passageiros

O filme Sonora é uma produção latino-americana que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo se baseia na crise migratória nos Estados Unidos durante a crise de 1930 e a tentativa de estrangeiros deixarem a cidade de Sonora em meio à xenofobia local.

A história começa com o governo dos Estados Unidos fechando a fronteira com o México e expulsando os latinos das cidades próximas. Ao mesmo tempo, o então governo mexicano começa uma caça aos estrangeiros, principalmente os chineses que vivem e tem comércio no país.

Aproveitando-se da crise migratória, Aaron coloca seu carro à disposição para atravessar a fronteira pelo deserto de Sonora até a cidade de Mexicali, ficando livre a fiscalização fronteiriça dos Estados Unidos.

Em companhia da esposa Alma, ele consegue quatro passageiros que aceitam enfrentar as aventuras do deserto para chegarem aos Estados Unidos e reconstruirem suas vidas longe da turbulenta situação política vivia no México.

Entre os passageiros do veículo se encontram uma senhora aposentada que vai ao encontro da filha e dos netos, uma jovem que decide morar o irmão, um ex-combatente do exército zapatista e um xenófobo com inspirações nazistas. O que gera um stress cada vez maior a cada quilometro da longa viagem.

A situação que não é simples se complica ainda mais logo na primeira parada, pois Aaron sofre de apendicite e precisa permanecer no hospital local para tratamento. Para não perder dinheiro e cumprir a promessa de travessia, Alma assume o volante do veículo.

Sem saber o caminho da travessia ela recorre a Emeterio, último remanescente das tribos indígenas do deserto e seu sobrinho, que prometem guiá-los pelos perigosos caminhos do deserto. Porém, a adição de mais dois tripulantes à trupe de viajantes causa problemas devidos às tensões entre o nazista e povo originário.

Voltando ao deserto, Alma e os ocupantes do veículo se deparam com uma família chinesa que estava indo para Mexicali, porém um problema no carro os deixou abandonados. Preocupada com a família, Alma os convida pare seguirem viagem em seu carro, gerando mais protestos dos ocupantes. Eles só se acalmam quando os chineses se dispõem a pagar pela viagem.

Quando parece que a viagem vai seguir tranquilamente, os ocupantes do carro cruzam o caminho de dois contrabandistas no deserto. Depois de muita conversa Alma aceita levá-los nos estribos do carro até o outro lado da fronteira. Claro que com a cobrança do valor viagem.

E é justamente essa dupla que causa os maiores problemas à travessia da fronteira. Pois, após roubarem a arma do ex-combatente zapatista, eles sequestram Alma e o seu veículo para atravessarem o deserto sozinhos, deixando os demais ocupantes à deriva.

O que fará Alma para se livrar os seus sequestradores? Será que ela e os demais passageiros conseguirão finalmente chegar a Mexicali? Para saber o final, assista a Sonora, disponível na Netflix.

vista de Mexicali no México
Mexicali, a cidade destino onde os aventureiros de Sonora precisam chegar

Sonora e o México dos anos 1930

O pano de fundo de Sonora é a crise migratória que envolveu Estados Unidos e México no começo da década de 1930. Em meio à Grande Depressão e a implantação do New Deal, o então presidente norte-americano Franklin Roosevelt decidiu fechar a fronteira com o México e deportar todos os latinos que trabalhavam em cidades próximas à divisa, aumentando assim a oferta de mão e obra para os naturais no país.

O reflexo de fluxo migratório de retorno de mexicanos ao seu país de origem foi uma convulsão social no país, principalmente na região de Sonora, divisa com os Estados Unidos. A falta de oportunidades de trabalho e a fraca economia gerou um movimento xenófobo parte da população mexicana contra os imigrantes chineses. A perseguição foi tamanha, similar aos judeus na Alemanha, que muitos tiveram que abandonar seus negócios e deixar o México às pressas parar preservar a vida de suas famílias.

 

Veja o trailer de Sonora

 

Não perca nenhuma nenhum post! Assine o blog ou curta a página do Tela Botequim

Deixe um comentário