FILME COREANO NO BOTEQUIM: PARASITA (2019)

(*) Contém spoiler

A parasita família Kim com caixas de pizza
A família Kim vive de subempregos até conseguir se infiltrar na casa dos Park.

O filme Parasita é a produção sul coreana que vai representar o país na lista de indicados ao Oscar 2020. O enredo trata dos conflitos entre duas famílias que se encontram nos extremos da pirâmide social do país e precisam conviver e conciliar seus interesses. Será que eles vão conseguir?

A história começa mostrando o cotidiano da família Kim, composta por quatro pessoas que vivem um porão na região pobre de Seul, onde a única visão externa é a sarjeta da rua, local que bêbados usam para se aliviar.

Do outro lado, na parte alta da cidade, mora a família Park, também com quatro pessoas. Porém, a realidade é totalmente diferente. Eles vivem em uma casa ampla, arejada e seus filhos contam com tutores, professores e uma governanta para organizar toda a rotina da família.

Essas duas famílias tão diferentes vão ter suas vidas cruzadas, com seu presente e futuro modificados para sempre. Quem promove esse encontro entre as famílias é Min, jovem que está deixando o país e oferece a vaga de tutor de inglês de Park Da-hye , filha da família Park, para Kim Ki-woo, filho mais novo dos Kim.

No dia seguinte, Ki-woo chega à casa dos Park levado pelo amigo Min. Após uma rápida entrevista com Park Yeon-kyo, a dona da casa, ele consegue o tão sonhado emprego que vai ajudar a família a sobreviver.

Aproveitando-se da inocência da sua nova patroa, que vive dentro de uma bolha e não percebe o que acontece à sua volta, Ki-woo indica a sua irmã para ser professora de artes do filho pequeno da família, que acreditam ser um gênio precoce.

Na próxima visita à casa, o jovem professor de inglês apresenta Ki-jung, sua irmã, como a prima de um amigo, especializada em artes em Illinois, Estados Unidos. Não percebendo a mentira, anfitriã aceita contratar a moça para ensinar e cuidar seu filho.

Após alguns dias trabalhando na casa, os irmãos percebem toda a inocência da família e, se aproveitando disso, criam situações para que o motorista e a governanta sejam demitidos. E, graças à confiança que conseguiram da família, indicam seus pais para a vaga, aumentando a farsa que construíram para subirem na vida.

A família Kim consegue se inserir e fazer parte do cotidiano da rica família Park com certa facilidade, tomando contato com uma realidade muito diferente da miséria que viviam nos porões sujos de Seul, para onde voltavam todas as noites.

A confiança na farsa era tamanha que, aproveitando de uma viagem da família Park, Ki-woo e sua família se instalam na mansão e desfrutam de toda a fartura que existente, chegando a sonharem em viver essa realidade ilusória como se fossem suas.

Porém, a noite que está perfeita começa a ficar caótica com o aparecimento de Moon-gwang, antiga governanta à mansão. Nesse momento, todos os segredos da família Kim são descobertos, colocando a ascensão social deles em risco.

Como será que a família Kim vai lidar com essa situação? Será que eles vão conseguir preservar o segredo de seus patrões e manter os cargos que conquistaram na casa da rica família Park? Para saber o final só assistindo ao bom Parasite. Não perca!

barracos na coreia do sul
Favelas proliferam em meio aos arranha-céus de Seul, na Coreia

Parasita e o abismo social na Coreia do Sul 

O pano de fundo de Parasita é a luta entre classes e enorme desigualdade social encontrada na Coreia do Sul, onde a elite vive em grandes casas e em bairros com infraestrutura, enquanto parte da população mora em porões que ficam abaixo da rua e sem o mínimo de estrutura para sobreviver.

A Coreia do Sul vive uma cenários ambíguo, pois ao mesmo tempo que é uma das economias mais prósperas da Ásia, a sua população vive em grande desigualdade social. Estima-se que aproximadamente 12,2% da população jovem, com chefes de família na faixa dos 35 anos, estejam vivendo em situação de miséria, amontoadas em favelas ou em porões. Essa taxa sobre para 63% para famílias lideradas por idosos, marcando o contraste entre o avanço tecnológico e a crescimento da desigualdade social no país.

 

Veja o trailer de Parasita

 

Não perca nenhum post! Cadastre-se no blog ou curta a página Tela Botequim

Deixe um comentário