CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: A PROMESSA (THE PROMISE) 2017

Mikael e Ana se reencontrando
Mikael e Ana se reencontram em meio ao genocídio armênio

O filme A Promessa é um drama histórico coproduzido por Espanha e Estados Unidos disponível na Netflix. O enredo aborda a questão do genocídio armênio na Turquia durante a Primeira Guerra Mundial.

A história começa com o personagem Mikael Boghosian, um boticário da região de Siroun, localizada no sul do Império Otomano, sonhando em se matricular na Universidade Imperial de Constantinopla para se tornar médico.

Para realizar seu sonho, Mikael aceita se tornar noivo de Maral, filha de um comerciante local, em troca de 400 moedas de ouro como pagamento pelo dote da moça. Com dinheiro em mãos, ele promete a noiva voltar em dois anos, com diploma e pronto para realizar o casamento. Porém, a guerra mudará para sempre sua vida.

Ao chegar em Constantinopla, ele se encontra com seu tio Mesrob, um homem de negócios rico, que promete ajudá-lo a concretizar os estudos. Nos primeiros dias na casa do tio ele conhece Ana Khesarian, francesa de ascendência armênia que trabalha como tutora de suas primas, iniciando um flerte.

A nova rotina na capital do império vai bem, cheia de estudos e festas, mas a vida de Mikael e seus parentes passa a correr perigo com a entrada dos Otomanos na Primeira Guerra Mundial. Pois, a partir de então eles são vistos como inimigos do poder imperial.

Se aproveitando do apoio militar alemão e das atenções do mundo voltadas para a guerra, o sultão inicia uma limpeza étnica no país. Sob o pretexto de realocar os armênios, o governante persegue todos os templos, residências e lojas armênias de Constantinopla fazendo reféns e cometendo assassinatos.

Durante a caça perpetrada pelo sultão, Mikael e seu tio são presos pelo exército e levados para campos de trabalho forçado. Após um incidente no com pólvora em um dos campos, o ex-estudante de medicina consegue escapar dos otomanos e vai tentar, a todo custo, voltar para casa.

Após andar alguns dias sem rumo, o armênio chega à uma aldeia isolada, onde consegue alimentação e um cavalo para seguir até Siroun. Chegando na cidade, ele encontra seus pais em um vilarejo vazio, onde a toda a população jovem masculina havia sido sequestrada pelo exército imperial.

Para preservar sua vida, Mikael aceita se casar com Maral e viver com ela em um chalé no meio das montanhas, mesmo estando apaixonado por Ana, com quem começou um relacionamento dos momentos finais de sua passagem por Constantinopla.

Logo após o casamento, sua esposa engravidou e vida que parecia tranquila, mas tudo volta a se complicar com o aparecimento repentino de Ana na casa de seus pais. Ela está na região porque participa de uma missão norte americana que pretender tirar crianças órfãs do país para preservar suas vidas.

Com a intenção de preparar a fuga da família e rever a amada, o ex-estudante vai encontrá-la no posto da Cruz Vermelha que está na região. Agora Mikael e Ana têm missão de salvar a vida dos órfãos, da família do estudante e deles próprios. Pois o exército otomano chegou na região disposto a dizimar toda a população armênia.

Será que eles vão conseguir escapar dessa? Assista A Promessa na Netflix para saber o final da história.

Armênios mortos no deserto
O Império Otomano matou mais de 1,5 milhão de armênios.

 

A Promessa e o genocídio armênio

O pano de fundo da história de A Promessa é a questão do genocídio armênio cometido pelo Império Otomano (atual Turquia) durante a Primeira Guerra Mundial. Conhecido também como holocausto ou massacre armênio, o evento assassinou aproximadamente 1.5 milhão de pessoas de ascendência armênia. Fato negado até hoje pelo governo turco.

O genocídio tem como marco inicial o assassinato o dia 25 de abril de 1915, quando aproximadamente 250 armênios influentes como intelectuais, padres e líderes comunitários foram caçados e assassinados pelo exército otomano nas ruas de Constantinopla.

O massacre durou oito anos, até 1923, quando o Império Otomano se desfez e anos depois, parte dele, deu origem a atual Turquia. De acordo com os historiadores, o processo de extermínio de armênios foi feito em duas fases: A primeira com o assassinato de homens sãos e jovens. Na segunda, mulheres, crianças e idosos eram enviados em marcha para Aleppo, com a maioria morria de fome, sede ou sendo executada durante o trajeto.

 

Veja o trailer de A Promessa

 

Não perca nenhum post! Assine o blog ou curta a página do Tela Botequim

Deixe um comentário