OSCAR 2020 NO BOTEQUIM: O TRADUTOR

Malin e enfermeira com quadro branco ao fundo
Malin sua a interação com as crianças para mudar a rotina brutal do hospital.

O Tradutor é uma coprodução entre Canadá e Cuba que vai representar a ilha como concorrente ao Oscar 2020 na categoria filme internacional. O enredo, baseado em fatos reais, gira em torno de Malin, um professor universitário, que serve como tradutor de pacientes soviéticos em Cuba no final dos anos 80, vítimas da tragédia de Chernobyl.

A história começa com Malin indo à universidade para um dia normal de aula sobre literatura russa. Porém, todo esse setor está fechado e os professores são convocados para irem ao Hospital Central de Havana sem saber qual o motivo do fechamento do departamento.

Ao chegarem ao Hospital, Malin e dois colegas são informados que irão servir como tradutores para pacientes soviéticos que vieram ao país para se tratar dos efeitos causados pela explosão da usina nuclear em Chernobyl.

Após divisão das tarefas, Malin fica junto com Gladys, enfermeira argentina responsável pela ala infantil do hospital. Em um primeiro momento, o tradutor entra em choque ao ver uma das crianças não resistir ao tratamento e morrer no leito do quarto.

O tradutor fica revoltado com a situação e decide abandonar suas obrigações e voltar para a casa. Porém, após ameaça de punições por parte do partido, Malin muda de ideia é se dirige ao hospital para cumprir o seu dever. E neste momento, a vida dele começa a mudar…

Ao entrar em contato com a realidade das crianças Malin perde o chão, pois há muitas crianças carecas passando por agressivos tratamentos de quimioterapia sem esperanças de melhora. Para reverter esse quadro ele começa a desenvolver técnicas para tornar a realidade menos brutal.

A primeira atitude dele é ler histórias infantis para as crianças, inclusive Alexi, um menino que vive em isolamento completo devido à gravidade de sua doença. Ao mesmo tempo em que vai se apegando aos seus pacientes, Malin começa negligenciar a sua própria família, tornando o convívio com Isona insustentável.

Em um segundo momento, ele decide estimular a criatividade das crianças a escreverem e desenharem para que fugir da realidade. A estratégia da certo e as crianças se tornam mais extrovertidas e alegres, sempre esperando a próxima novidade trazida pelo ex-professor.

Essas novas atividades vão aproximando cada vez mais Malin dos pacientes, que agora se dedica quase integralmente aos seus pacientes. Por causa disso, Isona decide se separar do marido e ir morar com os pais levando o filho do casal, pois não consegue suportar as ausências do marido.

Tentando encontrar uma forma de conciliar o trabalho com a família, Malin sofre um duro golpe. Devido à uma falha no sistema de energia no Hospital, Alexi sofre complicações em seu tratamento, não resiste a uma infecção e morre. Abalando ainda mais a vida do tradutor, que fica sem saber o que fazer.

Será que Malin vai conseguir superar a morte do menino que ele era mais apegado e também retomar a vida normal ao lado da família? Para saber o final dessa história só assistindo o filme O Tradutor, que está disponível no Telecine Play.

usina de chernobyl
Imagem aérea de Chernobyl após a explosão do reator 4

O Tradutor e Chernobyl

O pano de fundo de O tradutor e o motivo que leva os professores cubanos para trabalharem como tradutor nos hospitais foi o a explosão da usina atômica de Chernobyl, na União Soviética. Ela foi construída entre 1970 e 1977 na cidade de Pripyat, hoje território Ucraniano.

Após nove anos de funcionamento, em 26 de abril de 1986, o reator 4 do complexo nuclear Nuclear V. I. Lenin, houve um excesso de produção de energia nuclear que levou à explosão do reator, causando o maior desastre nuclear da história. Muitas pessoas ainda sofrem consequências de explosão, pois toda uma região foi exposta à radiação que a explosão da usina jogou a atmosfera, contaminando o solo, a água, o ar e levando gerações de soviéticos a terem mutação de seus genes. E muitos deles foram enviados à Cuba para a realização de tratamento contra o câncer.

Veja o trailer de O Tradutor

 

Não perca nenhum post! Assine o blog ou curta a página do Tela Botequim.

Deixe um comentário