CINEMA LATINO NA NETFLIX: SIEMPRE VIVA

Julieta atende o telefone
O paradeiro de Julieta é o grande mistério de SiempreViva

O filme SiempreViva é uma produção colombiana que está no catálogo da Netflix. O enredo conta o desenrolar da invasão do Palácio de Justiça em Bogotá, em 1985, sob a perspectiva de moradores de uma pensão próxima ao local.

A história começa alguns dias antes do atentado e apresenta a situação precária dos moradores da pensão de Dona Lúcia, que conta com o aluguel dos quartos da casa para pagar os estudos da filha Julieta e sustentar o filho Humberto, que está com dificuldades de arrumar um emprego.

Além da família, moram no local o casal Sérgio e Victoria, que vive uma crise no relacionamento devido ao machismo e a dificuldade do marido em conseguir se restabelecer no mercado de trabalho e vive de bicos como palhaço no comercio local.

Fecha o núcleo de moradores o agiota Carlos, que vive da cobrança de juros dos empréstimos que realiza, inclusive para os moradores da casa. Ele também convive com dificuldades financeiras, pois precisa arcas com os custos do estudo do filho nos Estados Unidos.

A relação entre eles é de constante conflito, pois Sergio não consegue honrar os seus pagamentos e é consequentemente cobrado por Humberto. O jovem precisa do dinheiro para honrar a hipoteca da casa feita com Carlos.

Em meio a toda essa tensa convivência quem se destaca é Julieta, que está em vias de se formar advogada e ter uma carreira promissora na justiça do país. Porém, a invasão ao Palácio de Justiça coloca tudo a perder.

Após o confronto entre o exército e os guerrilheiros do movimento M19, a paradeiro de Julieta é desconhecido. O que gera uma união entre os moradores da pensão em busca de seu paradeiro, pois ela foi vista saindo com vida do prédio do Palácio de Justiça e não entrou em contato com a família.

Com o passar dos meses e a falta de respostas, Humberto junto com o advogado Dr. Espitía, pensam em processar o Estado em busca de uma reparação financeira. Porém Dona Lúcia não aceita, já que seu único interesse é encontrar a filha com vida.

Será que Dona Lúcia e os moradores da pensão vão conseguir encontrar Julieta? E como será que o desaparecimento dela vai influenciar na vida dos demais moradores da pensão? Para saber, assista ao filme SiempreViva na Netflix.

Militares na entrada do Palácio de Justiça
Militares invadem o Palácio de Justiça em 1985 para conter os guerrilheiros

SiempreViva e a situação na Colômbia

A história do filme SiempreViva é ambientada na década de 1980, uma das épocas mais conturbadas da história colombiana. As esferas de poder no país eram divididas entre Estado, narcotráfico e as guerrilhas e o país vivia sob constante ameaça da falta de segurança.

O pano de fundo do filme é o famoso ataque do grupo Movimento 19 de Abril (M19) ao Palácio de Justiça em Bogotá. A ação durou aproximadamente 28 horas de intenso confronto entre o grupo guerrilheiro e as forças militares do Estado. O atentado deixou mais de 100 mortos, entre eles o presidente da Suprema Corte Alfonso Reyes Echandía.

Veja do trailer de Siempre Viva

Não perca nenhum post! Assine o blog ou curta a página do Tela Botequim

 

Deixe um comentário