CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: HECTOR (2015)

Hector e Peter na praça
Hector (esq.) finalmente reencontra seu irmão Peter.

Hector é uma produção inglesa que está disponível no catálogo da Netflix. A obra retrata a vida de Hector, um senhor da terceira idade que, por algum trauma do passado, abandona a família e passa a morar nas ruas de Glasgow.

A história começa com Hector tendo que ir até um hospital fazer uns exames na perna e deixando seus amigos Douggie e Hazel fazerem a viagem até um albergue em Londres sozinhos. Porém ele promete encontrá-los na capital inglesa para a ceia de natal.

Assim que faz os exames, Hector começa a sua peregrinação rumo ao sul do continente. Por meio de caronas ele consegue chegar à Newcastle, cidade onde morava para tentar reencontrar a irmã Lizzie.

Depois de peregrinar por alguns pontos da cidade em busca do endereço da irmã ele chega à loja de automóveis onde trabalha Derek, seu cunhado. Após um susto inicial, ele recebe Hector com receio e faz de tudo para expulsá-lo da cidade, pois faz mais de 15 anos que ele abandonou a família sem dar a mínima explicação.

Após a rejeição da família, Hector decide seguir viagem, porém uma série de contratempos a torna ainda mais difícil. Ao chegar a Liverpool, depois de quase morrer congelado por uma nevasca, ele é socorrido por um capelão local que o deixar passar a noite em sua igreja.

Porém, na manhã seguinte, ele é expulso de um restaurante sendo acusado de roubo. De volta à estrada ele reencontra seus amigos Hazel e Douggie em um posto de gasolina à espera de carona para seguir viagem.

Depois de conversarem um pouco, Douggie diz para Hector dormir no banheiro do posto, enquanto a dupla decide pernoitar do lado de fora. Ao amanhecer uma tragédia se abate sobre o grupo, pois o velho Douggie morre congelado durante a madrugada.

Devido a essa tragédia, os dois amigos restantes decidem fazer a viagem até Londres separados. Finalmente Hector chega a Londres, porém quase não consegue estadia no albergue por causa do atraso. Se não fosse Sara, atendente que o conhece desde que ele começou a frequentar o abrigo há 15 anos, ele teria ficado para fora.

Assim que chega ao local, Hector consegue se instalar. E na manhã seguinte ele tenta junto com uma assistente do abrigo encontra o seu irmão Peter, que tenta descobrir seu paradeiro desde que ele sumiu há 15 anos.

Depois de alguns dias junto aos novos amigos, Hector inesperadamente recebe a visita de seu irmão no dia do Natal. Após uma breve conversa, ele decide passar a ceia de natal no abrigo e não com os familiares que havia acabado de reencontrar.

Às vésperas do ano novo e de Hector retornar para a Irlanda, finalmente ele consegue ter um verdadeiro encontro familiar com Peter e Lizzie. É nesse momento crítico que todos aproveitam para colocar as mágoas para fora e tentarem uma reconciliação da família que não se reúne a mais de uma década.

Com o fim do feriado natalino é hora de Hector deixar o abrigo. Será que ele vai finalmente voltar para o convívio da família ou vai continuar com a sua vida solitária as ruas de Glasgow? Para saber o final dessa história, assista o bom filme Hector, na Netflix.

Morador de rua na Irlanda
Um dos muitos moradores de rua de Dublin, na Irlanda.

Hector e os moradores de rua na Europa

Além das questões familiares, o filme Hector tem como pano de fundo a questão dos moradores em situação de rua na Irlanda e na Inglaterra. Nesta década a Europa vem sofrendo com o aumento de moradores de rua em suas principais capitais. De acordo com pesquisas, entre 2014 e 2017 houve um aumento de 145% nessa população. Um dos principais motivos para esse crescente é o alto custo da moradia e a queda no poder de compra da população, que sem condições de manter um teto acaba recorrendo a morar nas ruas e esquinas das cidades.

 

Veja o trailer de Hector

 

Não perca nenhum post! Curta a página ou assine o Tela Botequim.

 

Deixe um comentário