CINEMA AUSTRALIANO NA NETFLIX: O CASAMENTO DE ALI

Ali e eu pai na mesquita
Ali (direita) e seu pai, o clérigo muçulmano local.

O filme O Casamento de Ali é uma produção australiana que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. O enredo gira em torno de Ali, que precisa escolher entre seus desejos e sonhos ou se adequar aos padrões da pequena comunidade islâmica residente na Austrália.

A história começa com Ali dividindo seu tempo entre os estudos para o vestibular de medicina e as tarefas do dia a dia como trabalhar como balconista em um posto de gasolina e encenar as peças musicais na mesquita onde seu pai é clérigo.

Durante seu expediente no posto ele conhece uma mulher chamada Dianne, filha de um comerciante local, e se apaixona por ela. É neste momento que a vida de Ali começa a se complicar e seus valores são colocados em xeque.

O primeiro valor a ser questionado é a honestidade. Após realizar a prova para entrar no curso de medicina da principal universidade de Melbourne, Ali recebe a notícia que não foi aprovado por ter conseguido uma pontuação baixa.

Ao mesmo tempo, a mesquita que ele e a família frequentam decide premiar os alunos que tiveram melhor desempenho do vestibular. Para não ficar atrás de Luay, filho do principal rival de seu pai, ele decide mentir e diz que tirou a maior nota entre todos os muçulmanos.

Para manter a sua mentira e atender as expectativas da família, ele decide começar a frequentar a universidade mesmo não estando matriculado. Porém a situação sai de controle quando a sua família decide casar o Dr. Ali com a filha de um proeminente empresário contra a vontade do filho.

Enquanto tenta ganhar tempo e estender o noivado, Ali conta com a ajuda de Dianne para aprender as matérias que está cursando e poder ser aprovado no próximo vestibular para conseguir corrigir a mentira que criou.

Se tudo parecia controlado na vida de Ali, inclusive o inicio do romance com Dianne, a situação complica quando Luay e seu pai descobrem os segredos que ele vinha guardando. Primeiro eles expõem para toda a mesquita que o filho do clérigo não foi aprovado na universidade devido uma nota baixa, manchando toda a reputação da família.

Em seguida os rivais revelam o romance secreto entre Ali e Dianne, o que pode colocar fim aos planos de sua família de vê-lo casado com Yomna. Após ver todos os seu planos irem por água abaixo, ele precisa encontrar uma forma de recuperar as únicas coisas que verdadeiramente importa em sua vida, o amor de Dianne e o respeito perante o seu pai, que sonhava em torna-lo médico para seguir a mesma carreira.

Será que Ali vai conseguir se redimir perante a sua família e a comunidade muçulmana residente na Austrália? Para saber como essa história termina só assistindo O Casamento de Ali, disponível na Netflix.

Entrada Universidade de Melbourne
Um dos objetivos de Ali é cursar medicina na Universidade de Melbourne

O Casamento de Ali e a comunidade muçulmana

O filme O Casamento de Ali tem como pano de fundo o choque entre as culturas islâmica e a ocidental, principalmente na questão dos costumes. Por exemplo, o casamento, de acordo com o islã é tratado diretamente pela família, onde a mãe é responsável por encontrar a esposa ideal para o filho. No filme esse valor entra em contradição justamente nas gerações mais novas de muçulmanos que tem um contato mais direto com o valores e costumes ocidentais, o que gera um atrito em seu meio de convívio.

Outro ponto do filme é que ele é baseado na história de Osamah Sami (que dá vida a Ali). Ele imigrou com a família para a Austrália fugindo do Iraque em consequência da perseguição de Saddam Hussein aos iranianos que viviam em território iraquiano após a Guerra entre os dois países.

Veja o trailer de O Casamento de Ali

 

Não perca nenhum post! Curta a página do Tela Botequim

 

Deixe um comentário