CINEMA DO ORIENTE MÉDIO NA NETFLIX: AMAR’S HANDS

Qamar na janela
Qamar sonha ter uma casa de tijolos para a família.

O filme Amar’s Hands ou A Casa de Tijolos é uma produção egípcia que entrou recentemente no catálogo da Netflix. O enredo gira em torno da miséria das famílias que vivem no Egito e migram para o Cairo em busca de uma situação melhor.

A história é centrada nas figuras de Qamar e os seus cinco filhos que têm a promessa de terminar a construção da casa da família com materiais de alvenaria e realizar o sonho do pai dos meninos, que era enriquecer e dar uma boa condição de vida para todos.

Em um primeiro momento a viúva decide terminar a construção da casa com o único material que dispõe à mão, o barro, e dar um quarto para cada uma das crianças. Porém quando os meninos já estão na fase adulta, ela decide mandá-los para o Cairo para que consigam dinheiro suficiente para realizar o sonho do finado marido e tenham uma vida melhor.

Os cinco rapazes chegam ao Cairo pelas mãos de um tio que faz o comércio ilegal de armas e que usa de seus contatos para conseguir um emprego decente para os sobrinhos recém-chegados do sul.

Assim que conseguem encontrar um lugar para morar, os rapazes ficam sob a custódia de Zakrey, o mais velho deles. Porém, o que parecia ser o início de um período prospero longe da miséria começa a se transformar em ruína  quando os interesses individuais dos irmãos se sobrepõem ao interesse coletivo de juntar dinheiro para construir a tão sonhada casa de tijolos.

Enquanto Zakrey começa a se envolver nos negócios ilícitos do tio para conseguir uma ascensão financeira rápida e casa com a mulher dos seus sonhos, os demais irmãos também decidem colocar seus sonhos como prioridade e a não respeitarem as ordens do responsável pelo grupo.

Conforme os anos vão passando a situação da família entra em estágio avançado de deterioração. Enquanto no Cairo cada irmão decidiu seguir a sua vida rompendo qualquer laço familiar, no sul do país Qamar precisa resistir à debilidade da idade e aos consequentes saques à sua casa, já que não tem mais os filhos para defender a propriedade.

A situação chega a um momento crítico quando Qamar começa a sofrer com as consequências de uma gangrena na mão e seu corpo sofre para resistir aos problemas da idade. Neste momento Zakrey é avisado do estado de saúde da mãe e precisa reunir os irmãos para uma possível última visita à casa da família.

Será que ele vai conseguir cumprir a sua promessa de manter todos os irmãos unidos e leva-los de volta para casa antes que o pior aconteça a sua mãe? Para saber como termina essa história, só assistindo Amar’s Hands na Netflix.

Amar’s Hands e pobreza no Egito

Centro do Cairo
No Cairo, capital do Egito há milhões de pessoas em situação de pobreza.

O pano de fundo do filme Amar’s Hands é a situação de pobreza de diversas famílias que vivem no Egito, principalmente a região sul do país. De acordo com dados da ONU, em pesquisa realizada em 2013, aproximadamente 17% da população egípcia estava vivendo abaixo da linha da pobreza. No Cairo, capital do país, estimava-se que 3,5 milhões de pessoas necessitavam de alguma ajuda alimentar para poderem sobreviver.

 

 

Veja o trailer de Amar’s Hands

 

Não perca nenhum post! Curta a página do Tela Botequim

 

 

Deixe um comentário