CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: NA PRÓRIA PELE (2018)

Stefano Cucchi na cadeia
Stefano Cucchi indo para o julgamento na Corte de Roma

O filme Na Própria Pele – o Caso Stefano Cucchi é uma produção italiana disponível na plataforma da Netflix que conta um caso controverso que aconteceu no país em 2009, a prisão do jovem Stefano Cucchi, que rende debate até hoje.

A história começa nos mostrando Cucchi, um ex-dependente químico realizando pequenos trabalhos para o pai, um renomado agrimensor da região e indo jantar com a família. Após se negar a passar a noite na casa dos pais, ele parte para a rua e a sua vida começa a mudar.

Durante a madrugada da Stefano é pela polícia de Roma enquanto fumava dentro de um carro das ruas da cidade. Durante a batida foram encontradas com Cucchi 20 gramas de haxixe e duas cápsulas de cocaína, o que faz com os policiais o levem para a prisão.

Nas primeiras horas da noite ele sofre um intenso interrogatório, mas se nega a assumir a acusação de ser traficante e entregar para o delegado o contato responsável pela venda de drogas para ele.

Não convencidos, os policiais decidem fazer uma busca na casa dos pais de Stefano, porém não encontram nenhuma evidência de tráfico de drogas e o levam de volta à detenção, onde ele terá que passar a noite antes de se apresentar ao tribunal.

A situação de Cucchi, que não era das mais fáceis, fica ainda pior quando ele é espancado pelos policiais dentro da delegacia antes de ser enviado para a penitenciaria de Regina Coeli, uma das principais de Roma.

Na manhã seguinte ele é enviado ao tribunal, onde se admite ser culpado na acusação de porte de drogas, mas não de tráfico. Após ouvir os relatos do réu e do policial responsável pela detenção a juíza mantém Stefano em prisão preventiva até o julgamento do mérito no mês seguinte.

Após o veredicto ele é encaminhado para a prisão de Regina Coeli, onde reclama de dores nas costas e na cabeça devido às agressões sofridas. Em consequência disso, ele também passa a ter dificuldades para urinar, o que obriga a polícia de Roma a enviá-lo para o “presidio-hospital” Sandro Pertini, onde é constada a fratura de duas vertebras.

Com o passar dos dias a saúde de Cucchi vai se agravando, pois além de ter a mobilidade reduzida ele não tem conseguindo se alimentar direito devido às fortes dores. Enquanto ele sofre sozinho em sua cela seus familiares tentam de todas as formas entrar em contato com ele, porém são sempre impedidos pela força policial, que não querem que eles saibam a real situação do detento.

Após alguns dias em completo isolamento Cucchi decide não colaborar com os tratamentos designados pelo corpo médico, pois ele insiste em não se alimentar até que consiga falar com seu advogado para tentar a sua libertação em virtude das agressões e maus-tratos sofridos enquanto esteve preso. Para saber como termina essa história, assista Na Própria Pele – o Caso Stefano Cucchi na Netflix.

Ilaria Cucchi com o cartaz do irmão.
Ilaria Cucchi em busca de justiça com o cartaz do irmão.

Na Própria Pele e o caso Stefano Cucchi

O caso de Stefano Cucchi relatado no filme aconteceu em 2009, quando mais de 150 presos morreram dentro das cadeias italianas, e se arrasta até os dias de hoje. Ele morreu em outubro de 2009 quando estava sob custódia do Estado aguardando sua sentença.

Desde então a família de Cucchi luta na justiça em busca de reparação, pois de acordo com eles, Stefano morreu devido às seguidas agressões que sofreu dos policiais quando ainda estava em uma delegacia de Roma. Em julgamento ocorrido em abril de 2019 o policial Francesco Tedesco reconheceu sua parcela de culpa e contou os bastidores da prisão que levou Stefano Cucchi a falecer alguns dias depois.

Veja o trailer de Na Própria Pele – o Caso Stefano Cucchi

 

Não perca nenhum post! Curta a página do Tela Botequim

Deixe um comentário