CINEMA ASIÁTICO NA NETFLIX: OPERAÇÃO CHROMITE (2016)

Fuga de Jang Hak-soo em Operation Chromite
Jang Hak-soo durante um duelo com as forças do exército vermelho coreano

O filme Operação Chromite é uma produção asiática que chegou recentemente ao catálogo da Netflix. Seu enredo gira em torno da Batalha de Incheon durante os anos finais da Guerra da Coreia que dividiu a península em duas.

A história começa no início da década que 1950 quando o governo norte americano prepara uma estratégia para invadir a península coreana para combater os militares da Coréia do Norte que lutam por independência com o apoio da união soviética.

Para que o general Douglas MacArthur, líder da coalizão da ONU, tenha sucesso com seu plano é preciso que Jang Hak-soo, desertor e espião no exército vermelho coreano, consiga descobrir os planos de defesa da ilha, pois só assim os norte americanos terão sucesso na recuperar da cidade de Seul.

O plano desenhado pelo general consiste em invadir a península pela baia de Incheon em um ataque surpresa. Considerada uma operação arriscada, ela só terá êxito se os aliados dos norte-americanos tiverem em mãos o mapa com a localização das minas instaladas no canal da baia.

Contando com a ajuda dos parceiros da KLO (uma espécie de célula clandestina de resistência), Hak-soo consegue se infiltrar no exército vermelho a ponto de ficar lado a lado com o coronel e ministro da defesa Lim Gye-Jin, que se nega a entregar seus planos para o oficial recém-chegado.

O general MacArthur está determinado a realizar a ofensiva no dia 15 de setembro, o que dá a Hak-soo e seu grupo pouco mais de três dias para conseguir encontrar as plantas com as instalações militares norte coreanas.

Com o tempo apertado e ficando sem alternativas, Hak-soo decide partir para uma estratégia suicida. Enquanto ele se encarrega de distrair Gye-Jin, o restante de seu grupo fica com a missão de invadir a sede do Ministério da Defesa e encontrar o mapa com a localização das minas.

A estratégia funciona bem até que um militar do alto escalão do exército norte coreano decide passar na sede do ministério para recolher alguns relatórios e descobre todo o plano. A partir deste momento começa uma perseguição implacável de Gye-Jin contra o traidor do partido comunista e aliado dos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo em que precisa escapar das garras do partido comunista, Hak-soo reúne o restante de sua tropa para tentar ajudar de alguma forma o desembarque norte americano em Incheon, mesmo que ele não tenha conseguido capturar o tal mapa com as informações das minas aquáticas.

Será que Hak-soo e o exército liderado pelos Estados Unidos terão êxito no desembarque à Incheon e no enfrentamento das tropas comunistas norte coreanas? Para saber o final desta história, só assistindo ao bom Operação Chromite na Netflix.

porto de Incheon hoje
Porto de Incheon local onde ocorreu a invasão norte americana na Coreia

 

 Operação Chromite e a Guerra da Coréia

O plano de fundo de Operação Chromite é a Guerra da Coreia que durou de junho de 195 a julho de 1953 e teve como consequência a divisão da península em duas nações. A porção sul ficou sob a influência capitalista dos Estados Unidos e a parte norte sob influência do comunismo soviético.

A guerra começou após o final da Segunda Guerra mundial com o fim da ocupação japonesa da ilha e a divisão dela por parte das duas potências econômicas da época. O conflito terminou em 1953 com a assinatura de um armistício entre os dois exércitos coreanos após a intervenção do exército chinês na guerra, o que gerou o impasse determinante para o final da Guerra.

Veja o trailer de Operação Chromite

 

Não perca nenhum post! Curta a página do Tela Botequim

Deixe um comentário