GREEN BOOK |CINEMA HOLLYWOOD NA AMAZON PRIME

Tony Lip e Dr. Shirley sentados em uma bancada
Apesar dos conflitos nasce uma verdadeira amizade entre Tony Lip e Dr. Shirley.

O filme Green Book é uma produção que concorre ao prêmio de melhor filme no Oscar 2019. O enredo conta a história do famoso pianista de jazz Donald Walbridge Shirley, conhecido no mundo da música como Dr. Don Shirley e a sua relação com o motorista e segurança Tony Lip.

A história começa na Nova Iorque no início dos anos 60 e mostra Tony Lip em seu último dia de trabalho como segurança do hotel Copacabana, que é comandando pela máfia italiana. Enquanto o hotel passa por reformas, Lip precisa encontrar uma forma de ganhar dinheiro para sustentar a família. É nesse momento que a vida dos dois personagens se cruza.

Morando em uma suíte no andar superior do famoso teatro Carnegie Hall, Dr. Shirley está planejando uma turnê pelo sul dos Estados Unidos e está em busca de uma pessoa que além de motorista seja também seu guarda costas.

Após uma série de entrevistas, Don Shirley decide contratar Tony para uma viagem de dois meses, com a concordância de Dolores, esposa de Lip. Assim que começam a viagem as diferenças entre os dois ficam muito claras: Enquanto o músico é uma pessoa erudita e reservada, o motorista se mostra uma pessoa mais extrovertida, apesar do baixo nível intelectual.

E são essas diferenças que fazem com que eles tenham uma relação complementar, apesar de conflituosa. Enquanto Dr. Shirley ajuda seu motorista na cartas à esposa e a ter um comportamento considerado melhor, Lip ajuda o músico a lidar com a malandragem da rua e com o racismo latente nos estados sulistas.

A cada cidade que passa levando a sua virtuosidade no piano, Don Shirley vive uma situação ambígua. Ao mesmo tempo que encanta uma plateia branca e erudita, ele tem problemas para se encaixar na população negra que habita os hotéis onde está hospedado por recomendação do Green Book, livro com indicação de rotas seguras para negros em viagem ao sul dos Estados Unidos.

As situações de humilhação chegam ao limite durante o último show da turnê, que acontece às vésperas do natal. Ao chegar para uma apresentação em um hotel no Alabama, Don Shirley é proibido de jantar juntos aos figurões brancos da comunidade, o que o faz tomar uma decisão que mudaria para sempre a sua vida.

Com a ajuda de Tony Lip eles se dirigem para jantar em um bar à beira de estrada onde acontece uma noitada de Jazz. Intimado pela garçonete ele sobe ao palco para mostrar todo o seu dom e tem o primeiro contato com o jazz, música considerada popular na comunidade negra dos Estados Unidos.

Após o show, a dupla precisa voltar às pressas para Nova Iorque para que Tony cumpra a promessa que fez à esposa: estar em casa na noite de natal. Será que eles vão conseguir atravessar o país a tempo?  E qual será   o desdobramento desta viagem na vida de Tony e Don Shirley? Só assistindo o ótimo Green Book para saber.

Capa do Green Book
Capa do famoso livro Green Book que dá nome ao filme.

Green Book e o racismo nos Estados Unidos

O enredo de Green Book se passa durante um período crítico na recente história dos Estados Unidos, a luta nos negros por direitos civis. Apesar dos estados no norte terem aceitado os direitos civis dos negros, a parte do sul do país, majoritariamente branca e rural sempre se opôs à igualdade entre negros e brancos.

Green Book, o livro que dá nome ao filme foi um guia de viagens publicado entre 1936 e 1967, durante os anos de segregação racial nos Estados Unidos, onde os negros não podiam frequentar muitos lugares em certos estados do sul do país. Ele foi editado por Victor Hugo Green (1892-1960) um homem que viveu no Harlem, famoso bairro nova-iorquino. Neste livro ele listava locais seguros como drogarias, restaurantes, salões de hotéis que os negros que viajassem aos estados segregacionistas podiam frequentar sem serem ameaçados.

Veja o trailer de Green Book (2018)

Deixe um comentário