CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: INSPIRE, EXPIRE (2018)

Ajda e Eldar em Inspire, Expire
Em Inspire e Expire, Adja se oferece para cuidar do pequeno Eldar enquanto tenta resolver a sua vida

O filme Inspire, Expire é um drama islandês disponível na Netflix e que trata das relações humanas e a delicada questão migratória de africanos no continente europeu. O enredo gira em torno das vidas de Lára e Adja, mulheres com passados diferentes que têm suas vidas modificadas após seus destinos se cruzarem.

A história começa mostrando a complicada vida de Lára, mãe solteira que tenta dar uma vida digna a seu filho Eldar, mesmo estando desempregada e com um histórico recente do abuso do uso de drogas.

Quando a situação começa a ficar complicada, Lára consegue um emprego para trabalhar no aeroporto internacional de Keflavík, uma das principais rotas de passagem de turistas para diversas partes da Europa e do mundo.

Ainda durante o período de experiência, Lára é colocada para aprender a checar os passaportes dos turistas no guichê de embarque. É neste momento que a vida dela e de Adja se cruzam e o destino delas começa a mudar.

Adja é uma refugiada da Guiné-Bissau e está com um passaporte francês falsificado tentando embarcar para o Canadá em busca de asilo. Porém, ao chegar no guichê de checagem de documentos, Lára percebe um problema com o passaporte da refugiada, que é obriga a ficar presa na Islândia à espera de um julgamento de seu caso.

Após esse primeiro encontro, a vida das duas mulheres segue caminhos paralelos. Enquanto Lára precisa arrumar uma nova moradia para o filho, já que foi despejada do apartamento onde morava, Adja conhece a sua nova moradia, um lar para refugiados que estão à espera do julgamento para saberem se poderão embarcar para outro país ou se serão extraditados para seus países de origem.

Para driblar o problema de moradia e evitar atrasos no novo emprego, Lára decide morar com o seu filho às margens do aeroporto e dormir dentro do seu próprio carro. Porém, em uma manhã o pequeno Eldar sai para procurar seu gato Mussi e se perde da mãe. É nessa hora que o destino recolocada Lára e Adja frente a frente.

Depois de Adja encontrar Eldar em um terreno próximo ao seu alojamento e entregá-lo à mãe, as duas começam a ter uma relação mais próxima. A partir de então, a refugiada passa a ser uma espécie de babá do menino enquanto Lára está o trabalho e ainda oferece uma cama no alojamento para que ela e o filho possam passar a noite.

A situação das duas mulheres que entra em uma fase de tranquilidade sofre uma turbulência quando Adja recebe a notícia de que seu visto foi negado e ela será extraditada para a Guiné-Bissau, de onde fugiu por medo de ser morta devido à sua homossexualidade.

Preocupada com situação da nova amiga, Lára procura uma forma de ajudá-la a seguir para o asilo no Canadá sem precisar recorrer a meios clandestinos. Será que Adja vai seguir sua busca por um lugar seguro ou terá que voltar para o país de origem, onde sua vida corre risco? Para saber como termina essa história assista Inspire, Expire na Netflix.

Aeroporto Internacional de Keflavík
É nos arredores do aeroporto de Keflavík que a história de Inspire, Expire se desenrola.

Inspire, Expire e a questão dos refugiados na Europa

A grande questão levantada e pano de fundo das relações humanas em Inspire, Expire é o problema do fluxo migratório que africanos para o continente europeu. Nesta década, por exemplo, de acordo com a pesquisa do instituto Pew Research Center, o número de pedidos de asilo na Europa por parte de refugiados da região subsaariana da África triplicou. Só em 2017, foram registrados 168 mil pedidos, somando mais de 1 milhão de pedidos desde 2010.

Veja o trailer de Inspire, Expire

Não perca nenhum post. Curta a página do Tela Botequim

 

Deixe um comentário