CINEMA LATINO AMERICANO NA NETFLIX: UMA NOITE DE 12 ANOS (2018)

Mujica em uma noite de 12 anos
Pepe Mujica em um dos poucos momentos que teve contato com o mundo exterior.

O filme Uma Noite de 12 Anos é uma coprodução entre uruguaia e argentina indicada para a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019. O enredo trata de um período recente da história do Uruguai, os 12 anos de duração da ditadura militar.

A história se concentra em três personagens, os tupamaros José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleutério Huidoro, que representavam os nove integrantes da organização que foram feitos reféns pelo governo durante todo o período ditatorial.

A película começa dentro do presídio federal onde os presos políticos estão encarcerados. Vemos o exercito no interior da prisão levando os três tupamaros, clandestinamente, para um local desconhecido.

Ao chegaram ao novo cárcere, Mujica, Rosencof e Huidoro são colocados em celas separadas e proibidos de terem contato entre si e com os guardas responsáveis por sua prisão. Dentro das celas, eles são submetidos a diversas formas de tortura como, por exemplo, agressões, capuzes encharcados de gasolina e, posteriormente, proibidos de ter qualquer contado com o mundo exterior.

Após um ano de completo isolamento e, segundo palavras do general, reféns do governo militar, os três são transferidos para outra prisão no interior do Uruguai, com Mujica sendo colocado em um local separado dos amigos.

Para enfrentarem a dureza do isolamento, Rosencof e Huidoro conseguem conversar através da parede que separa as suas celas por meio de batidas em código Morse, o que os ajuda a afastar a paranoia do isolamento. Já Mujica não tem a mesma, pois teve que enfrentar seus demônios e alucinações sozinho.

Durante os 12 anos que os três personagens ficaram presos, o mais comum era o completo isolamento e torturas psicológicas da vez piores. Raras vezes eles puderam ter contato com seus familiares ou com o mundo exterior.

Mesmo com todo o sofrimento e isolamento do cárcere, os três tupamaros fazem de tudo para resistir, pois acreditam que poderão vencer os ditadores que os privaram de qualquer contato e luta externa contra os militares. Para saber como termina essa história assista ao ótimo Uma Noite de 12 Anos na Netflix.

Presidente Juan María Bordaberry
Juan María Bordaberry foi o presidente responsável por instaurar a ditadura no Uruguai.

 

Uma Noite de 12 Anos e a ditadura uruguaia

A história de Uma noite de 12 anos é ambientada em um momento sombrio da história do Uruguai, a ditadura militar que durou de 1973 até 1985. Em junho de 1973, o então presidente Juan María Bordaberry, com o apoio dos militares, fechou o congresso uruguaio e deu inicio à ditadura militar. Ainda durante o governo militar, houve um plebiscito para que o governo militar, sob o comando do Alberto Demichelli. Com a derrota nas urnas, os militares começaram um processo de transição que devolveu a democracia ao país apenas em 1985.

Outro ponto de destaque do filme é o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, do qual Mujica, Rosencof, Huidoro e outros seis reféns de regime militar faziam parte. O movimento surgiu em meados da década de 1960 com o objetivo expropriar ricos uruguaios por meio de assalto a bancos e cassinos, por exemplo, e distribuir o valor entre a população mais pobre de Montevidéu. Durante a ditadura militar o grupo ficou em baixa, pois a maioria dos seus integrantes estavam exilados, mortos ou presos. O movimento voltou a ter protagonismo após da redemocratização quando seus integrantes passaram a fazer parte da Frente Ampla – um conjunto de partidos de esquerda – que hoje governa o país.

 

Veja o trailer de Uma Noite de 12 Anos

 

Não perca um post! Curta a página do Tela Botequim

 

 

Deixe um comentário