CINEMA INDIANO NA NETFLIX: RUSTOM (2016)

Rustom Pavri durante o julgamento
Rustom Pavri na corte de Mumbai durante seu julgamento.

O filme Rustom é uma recente produção indiana que está disponível na Netflix e tem como tema principal a fragilidade das relações humanas e a questão da confiança, seja em relacionamentos pessoais ou profissionais.

A história tem como personagem principal Rustom Pavri, oficial de alta patente da marinha indiana que vê sua vida virar de ponta cabeça após ficar meses seis meses em alto mar em uma missão importante.

Assim que desembarca no porto de Mumbai, ele parte para a casa para encontrar a sua esposa Cynthia. Porém, ao chegar em sua casa, Rustom percebe que a esposa não está em casa e, segundo a empregada, passou as duas últimas noites fora. Preocupado com o paradeiro dela, o oficial começa a revirar toda a casa em busca de uma pista.

Após revirar todo o apartamento, ele descobre uma caixa com cartas de um pretenso amante da esposa. Enquanto ele está relendo as cartas encontradas do armário, Cynthia chega em casa e vê que o marido já descobriu a sua relação extraconjugal dela e o dono das cartas que ela escondia.

Sabendo que o amante de sua esposa é milionário empresário indiano Vikram Makhija, um bom vivant que tem como hobby conquistar mulheres, e com quem Rustom também mantém relações comerciais próximas, ele decide ir à casa do rival para tirar satisfações.

Depois de uma breve discussão, Rustom efetua três disparos no peito do rival, abandona a casa e segue para a delegacia de Mumbai para se entregar. Após ser preso, o oficial da marinha vai a julgamento com a intenção de provar sua inocência, apesar de todas as evidências contrárias.

O que parecia apenas um caso passional de vingança após a traição de Cynthia, toma contornos sombrios após a revelação da delicada relação comercial entre Rustom, seus superiores e Vikram, que têm visões diferentes sobre a aquisição de um porta aviões por parte da marinha indiana.

Lutando contra a forte influência da família Makhija no tribunal, o oficial decide fazer a própria defesa. O seu argumento para convencer o júri da sua inocência é dizer que apesar de ter atirado contra Vikram, ele o fez em legítima defesa, pois havia sido atacado primeiro pelo empresário indiano.

Será que o oficial da marinha Rustom Pavri vai conseguir convencer o júri de sua inocência, apesar de todas as provas que mostram que foi ele quem assassinou o empresário Vikram Makhija? Só assistindo Rustom na Netflix.

Imagem jornal sobre o caso Nanavati
O caso Nanavati foi manchete do jornais durante todo o julgamento.

Rustom e o caso que inspirou o filme

A história de Rustom é baseada em um caso real que mobilizou toda a Índia no começo da década de 1960. O escândalo que serviu como base para o filme é o famoso caso Comandante K. M. Nanavati X Estado de Maharashtra.

O comandante Kawas Manekshaw Nanavati foi a julgamento em 1959 por ter assassinado o amante de sua esposa Sylvia, o empresário indiano Prem Ahuja.  Ele teve a sua sentença proferida em 1961 e o resultado controverso do julgamento fez o governo indiano abolir a presença de juris em julgamentos.

 

Veja o trailer de Rustom

 

Não perca nenhum post! Curta a página do Tela Botequim

Deixe um comentário